Igreja

Santuário Nacional celebra 40 anos de sagração neste sábado

Igreja 03/07/2020/ 16:24:39
Santuário Nacional celebra 40 anos de sagração neste sábado

Visita de João Paulo II

O maior templo do mundo dedicado a Nossa Senhora recebeu, em 1980, a visita do Papa João Paulo II, que abençoou o templo e o altar, e elevou a nova igreja, na época, ao título de Basílica Menor.

Cerca de 250 mil peregrinos entoaram o famoso hino “A bênção, João de Deus”, cantado na acolhida ao Pontífice realizada ao redor do Santuário.

“Este templo é morada do Senhor dos senhores e Rei dos reis. Nele, tal a Rainha Ester, a Virgem Imaculada que conquistou o coração de Deus e em quem grandes coisas fez o Onipotente, não cessará de acolher numerosos filhos e interceder por eles: Salva meu povo, eis o meu desejo”, afirmou João Paulo II em sua homilia na Terra da Padroeira, na ocasião.

Apenas o rito de sagração do altar aconteceu dentro do templo. A maior parte da cerimônia aconteceu no exterior da Basílica, na atual Tribuna Bento XVI.

Durante a visita, o Pontífice ofereceu à Basílica um presente: cinco mosaicos fabricados no Vaticano. Nele, são representados os quatro evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal, símbolo de Cristo. O presente papal, hoje, encontra-se na Capela do Santíssimo Sacramento da Basílica, como testemunha silenciosa da primeira visita de um Papa ao Santuário da Padroeira. Além de Aparecida, o Papa João Paulo II visitou, naquele ano, doze capitais do país.


Padre Agostinho Frasson, missionário redentorista./ Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional

Padre Agostinho Frasson é missionário redentorista e atuou, em 1980, na visita do Papa João Paulo II em Aparecida. Na época, tinha apenas sete anos de padre.

“A visita do Papa foi um acontecimento raro e único. Eu tinha 34 anos e fui destacado para fazer a narração da sagração do Altar Central do Santuário e das colunas da Basílica para as emissoras que estavam transmitindo a visita. Para mim, foi muito marcante e emocionante”, conta o religioso.

Padre Frasson comenta que a visita do Papa João Paulo II foi muito especial para os romeiros, que, desde 1900, visitavam o Santuário. “Foi a primeira visita de um Papa. O mundo todo estava voltado para o Santuário, conhecendo a devoção a Nossa Senhora Aparecida”.

O sacerdote conta que a Missa, naquele dia foi campal e perto do altar, no interior da Basílica, só estavam mesmo ele, quatorze estudantes de teologia que iam cantar o Salmo, e os seguranças.

“Lembro-me de quando o Papa entrou e bateu o báculo no chão. Aquilo me impactou. Eu estava diante de um Papa, e hoje, santo”, recorda.

40 anos

Papa João Paulo II beija a imagem de Nossa Senhora Aparecida./ Foto: Centro de Documentação e Memória- Santuário Nacional

Padre Frasson explica que o Altar originalmente sagrado por João Paulo II foi colocado na Capela dos Apóstolos, atrás da própria imagem de Nossa Senhora:

“Muitos, às vezes, perguntam onde está o altar que foi sagrado pelo Papa. Ali se encontra esse altar. Foi colocado ali na Capela após a reforma.”

O sacerdote comenta com alegria a celebração deste sábado. “Sempre que há a dedicação de uma Igreja ou a sagração de um Santuário, o dia da dedicação passa a ser celebrado todo ano. Neste sábado, viveremos este momento histórico, e convidamos a todos a participar pelos meios de comunicação: a celebração dessa memória, deste dia tão importante e decisivo para o crescimento da fé e da devoção a Nossa Senhora Aparecida do povo brasileiro.”

Denise Claro

Da redação, com informações do Santuário Nacional

Canção Nova

Outras Notícias