Locais

Abertas inscrições para processo seletivo 2021 do IFTM para ingresso no 2º semestre

Locais 21/06/2021/ 16:28:02
Abertas inscrições para processo seletivo 2021 do IFTM para ingresso no 2º semestre

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com inscrições abertas, a partir de 14 de junho, para seu processo seletivo 2021 para ingresso no 2º semestre. Vagas são para cursos técnicos de nível médio, graduações e pós-graduações. Interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio da página de ingresso da instituição, até 12 de julho.

Para os cursos técnicos de nível médio, são ofertadas 105 vagas nas áreas de Administração, Agropecuária e Redes de Computadores na modalidade de concomitância externa, ou seja, o estudante cursa o ensino técnico no IFTM e o ensino médio em outra instituição, se ainda não o concluiu. As vagas estão distribuídas entre os campi Uberlândia e Uberlândia Centro e o polo João Pinheiro e as inscrições são gratuitas.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a forma de seleção continua sendo por meio de análise de histórico escolar, com a média das notas do 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Para o cálculo dessa média, somam-se as notas obtidas nas referidas disciplinas e divide-se por 5. A classificação ocorre pela ordem decrescente da média obtida pelo candidato, observando-se o número de vagas do quadro de distribuição e grupos de concorrência.

O processo seletivo de cursos de graduação tem inscrições gratuitas e soma um total de 235 vagas, contemplando os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e  Gestão Comercial, disponibilizadas nos seguintes campi do IFTM: Paracatu, Patrocínio, Avançado Uberaba Parque Tecnológico e Uberlândia.

Também em virtude da pandemia da Covid-19, a forma de ingresso nos cursos de graduação do IFTM, desde a última seleção, passou por modificações. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer como concluinte do ensino médio participante do ENEM de 2010 a 2020 que não tenha obtido nota 0 na redação ou como portador de diploma de graduação.

Para as pós-graduações, são oferecidas 55 vagas para as Lato Sensu, distribuídas entre os campi Uberaba (Saneamento Ambiental) e Uberlândia Centro (Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação), com taxa de inscrição no valor de R$60,00 (sessenta reais), que deve ser paga exclusivamente no Banco do Brasil. A seleção ocorre por meio de análise curricular e entrevista, para o curso de Saneamento Ambiental, e análise curricular e de memorial descritivo e declaração de exercício de docência na Educação Básica, para as vagas em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação.

Já a pós-graduação Stricto Sensu conta com a oferta de 15 vagas no IFTM Campus Uberaba para o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As inscrições custam R$80,00 (oitenta reais) e a seleção acontece em 4 fases: prova de conhecimentos específicos, análise de pré-projeto e de ficha de avaliação e entrevista.

Para quem não puder arcar com os valores das taxas de inscrição, o IFTM conta com o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição. Para isso, candidatos devem ler com atenção os editais e analisarem se se enquadram nos requisitos definidos.

Além disso, a instituição dispõe de políticas de ações afirmativas, reservando, do total de vagas de cada edital do processo seletivo, percentuais para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas, independente de renda familiar e escola de origem, e para pessoas com deficiência (PcD), também independente de renda familiar e escola de origem.  Para isso, candidatos também devem ler com atenção os editais e analisarem se se enquadram nos requisitos determinados, uma vez que comprovações serão exigidas.

Acompanhe informações sobre os processos seletivos do IFTM na página de ingresso da instituição e também em seu canal oficial do YouTube, onde existem vídeos explicativos sobre grupos de concorrência que devem ser escolhidos no momento da inscrição e também sobre ações afirmativas.


Créditos: PatrocínioOnLine

Outras Notícias