Locais

Patrocínio: Clonagem do whatsapp faz mais vítimas

Locais 30/12/2020/ 15:14:52
Patrocínio: Clonagem do whatsapp faz mais vítimas

Duas vítimas, um homem de 47 anos e uma mulher de 21 procuraram a Polícia Militar nesta terça-feira, 29 de dezembro onde registraram uma tentativa de golpe onde receberam ligações em seus celulares e um indivíduo se passando por um funcionário do Ministério da Saúde informou que estava fazendo uma pesquisa sobre a COVID-19 onde durante o diálogo fez perguntas e depois informou estaria passando um número de protocolo para ser passado para outra pessoa.

Porém esse número era o código de verificação do aplicativo WhatsApp e as vítimas acreditando que estavam colaborando com a pesquisa, acabaram fornecendo dados a estelionatários que acabaram clonando os números e através disso foram iniciadas mensagens com os contatos que estavam na agenda pedindo por dinheiro.

A Polícia volta a orientar a população sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas para que ocorra a clonagem do perfil das pessoas.

Em primeiro lugar, suspeite sempre de ligações dessa natureza e nunca repasse dados pessoais para qualquer um que entrar em contato através de ligação telefônica.

Evite também clicar em links não identificados que chegam através de grupos ou que sejam enviados por pessoas desconhecidas e até mesmo que você conheça e sempre ative a confirmação em duas etapas do WhatsApp.

Também desconfie de solicitações de pedidos de valores por partes de pessoas que estejam na sua lista de contatos ou mesmo que tenha conversado alguma vez ou outra e caso receba, entre em contato com a pessoa e faça o alerta que ela pode ter sido vítima de um golpe de clonagem.

A Polícia Militar também orienta para que sempre sejam tirados prints das conversas que receberem e peça sempre um áudio para que a pessoa possa explicar essa solicitação, pois é essa é umas formas que os estelionatários nunca irão fazer.

Também nunca faça qualquer tipo de repasse através de contas que possam ser repassadas pelos golpistas pelo aplicativo.


Créditos: DiaNews

Outras Notícias