Com informações: Pol

Missas presenciais retornam nas Igrejas Católicas da Diocese de Patos de Minas a partir do dia 20/06

A Diocese de Patos de Minas, através do seu Bispo Diocesano, Dom Cláudio Nori Sturn, publicou nota oficial nesta terça-feira 09/06, sobre prevenção em virtude da pandemia do Coronavírus.

As celebrações sem os fiéis após alguns meses suspensas retornam, contudo é aconselhado aos fiéis algumas atitudes preventivas.

Segundo a nota oficial na impossibilidade, por razões de saúde ou idade, de se cumprir presencialmente o preceito dominical, convida-se preferencialmente à leitura orante da Palavra de Deus e à Celebração da Palavra em casa, utilizando-se dos roteiros colocados à disposição ou da liturgia diária. Pode-se ainda acompanhar as celebrações pelas transmissões midiáticas das iniciativas paroquiais ou mesmo dos canais de TV católicos.

Um ponto importante que vale destacar na nota oficial que os fiéis que estão ou se sentem doentes não devem participar das celebrações. Estes poderão receber a comunhão em suas casas recorrendo ao serviço dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, seguindo o Ritual Romano (A Sagrada Comunhão e o Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, n. 56-67) e observadas as mesmas regras de higienização da Comunhão na Missa dominical.

Convidam-se aos fiéis pertencentes a grupos de risco a não frequentarem a Missa dominical, optando a participar da Missa durante a semana, em que há menos fiéis.

Para os fiéis que não puderem participar das missas dominicais e participarem da missa semanal, esta terá validade como missa de preceito durante este período de pandemia.

O acesso dos fiéis às Missas, às celebrações da Palavra e a outros atos de culto será limitado ao número de participantes, de acordo com a dimensão da Igreja e as regras aplicáveis, pelas autoridades competentes, a todos os eventos em espaços fechados. Para uma melhor organização, deverão ser retiradas as senhas no escritório paroquial. Numerem-se os assentos para evitar que alguns fiéis sejam mandados embora ao chegar a uma Igreja com a lotação já preenchida.

A Diocese pede para que todos que forem participar da Santa Missa possam estar de máscaras e tirarem somente na hora da comunhão da Sagrada Eucaristia.

Os fiéis devem higienizar as mãos à entrada da Igreja com álcool em gel e todas as Igrejas deverão ter à disposição frascos com quantidade suficiente para que todos, sem exceção, desinfetem as mãos.

A partir do dia 20/06 (memória do Imaculado coração de Maria).

LEIA A NOTA OFICIAL


Outras Notícias

Live Solidária Estrada da Vida acontece nesta terça-feira

Quem gosta da boa música sertaneja terá a oportunidade de conferir os conhecidos “modões” que serão apresentados em u...

Rotaract realiza campanha de arrecadação de fraldas

Através de uma parceria do Rotaract de Patrocínio Novas Gerações com farmácias da cidade, estão sendo arrecadadas fra...

Transmissão: Missa votiva à N. Sra. de Fátima

Na próxima quarta-feira - 13 de MAIO Celebração da Santa Missa  às 19h Igreja N. Sra. de Fátima - Paróquia São Damião...

É TEMPO DE CUIDAR

É TEMPO DE CUIDAR | Ajude a Garagem da Oração a fazer o bem | Doe alimentos não perecíveis. Dia 09 e 10 de Maio, no E...

Celebração da Santa Missa com Padre Artur

CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA COM PADRE ARTUR DE TERÇA À SEXTA-FEIRA CELEBRAÇÃO DA SANTA  MISSA AO VIVO, DIRETO...

Terço da Esperança e da Solidariedade

Em comunhão com o Papa para intensificar as orações, mais uma vez, a CNBB convida os brasileiros a rezarem juntos o T...