A padroeira dos músicos manteve-se pura devido à vigilância do seu Anjo da Guarda.

A milagrosa proteção do Anjo da Guarda de Santa Cecília

Santa Cecília é uma grande personagem da Igreja. Há vários relatos de milagres extraordinários na vida dela, incluindo a constante proteção de seu Anjo da Guarda.

Um texto medieval conhecido como Legenda sanctorum dá alguns detalhes da milagrosa intervenção do Anjo da Guarda de Santa Cecília, destacando sua castidade e o desejo de Deus de manter essa pureza imaculada. 

Santa Cecília fez voto de castidade ainda jovem e sentiu-se chamada a manter esse voto, mesmo depois de seu casamento com um homem chamado Valeriano. Na noite de núpcias, ela disse ao esposo: “Ó jovem doce e amoroso, tenho um segredo para te confessar… Eu tenho um amante, um anjo de Deus, que cuida do meu corpo com muito zelo. Se meu anjo sentir que tu estás me tocando com luxúria em teu coração, ele te ferirá e tu perderás a flor de tua graciosa juventude. Se, por outro lado, ele souber que tu me amas com amor sincero, ele te amará como ama a mim e te mostrará a Sua glória.”

Valeriano, que era pagão, pediu a Cecília para mostrar-lhe este anjo, caso contrário, ele a acusaria de adultério. Cecília, então, pediu que ele fosse batizado como cristão, e, depois de ser purificado, ele receberia a visão do Anjo da Guarda.

Assim foi feito. E, ao voltar para ver Cecília, Valeriano viu o anjo em pé em seu quarto.
O anjo segurava duas coroas de rosas e lírios. Uma delas ele deu a Cecília e a outra a Valeriano, dizendo: “Guardem estas coroas com corações imaculados e corpos limpos, porque eu as trouxe para vocês do céu de Deus. Elas nunca murcharão, não perderão seu doce odor nem poderão ser vistas por ninguém, exceto por aqueles que a castidade agrada. E você, Valeriano, desde que confie em bons conselhos, peça o que quiser e você terá!”

Valeriano, então, pediu que seu irmão se unisse a eles na fé cristã. Logo em seguida, ele foi batizado.
Qualquer que seja a veracidade das histórias, destaca-se a pureza extraordinária que Santa Cecília conseguiu preservar durante toda a vida. Sua santidade radiante atraiu as pessoas ao seu redor para a fé em Jesus Cristo.


Créditos: Aleteia

Outras Notícias

Santuário Nacional celebra 40 anos de sagração neste sábado

Visita de João Paulo IIO maior templo do mundo dedicado a Nossa Senhora recebeu, em 1980, a visita do Papa João ...

Doação do Papa vai ajudar crianças com câncer a viajar a Lourdes

Um leilão beneficente vai recolher as ofertas necessárias para pagar aos pequenos pacientes uma viagem de peregrinaçã...

Cubra seus filhos com a proteção de Deus através desta oração bíblica

Quando nossos filhos saem pela porta da frente de casa e deixam o nosso olhar vigilante,  é difícil para nó...

Como saber se é a pessoa certa antes de tomar a decisão de se casar?

Como você pode ter certeza de que ele ou ela é a pessoa certa?Alguns têm uma ideia bizarra da vontade de Deus e da Pr...

O Cristo Velado: o milagre do mármore transparente

O Cristo Velato (Cristo Velado) é uma escultura concluída em 1753, originalmente atribuída a Antonio Corrad...

Ter uma irmã é ter uma amiga para sempre

O segredo da felicidade? Ter uma irmã! É o que afirmam muitos estudos sobre este assunto (incluindo os da Universidad...