A presença do sacerdote, que também é deficiente auditivo, foi uma surpresa para os noivos

Padre emociona noivos surdos ao celebrar casamento em Libras


 

Eles tinham agendado a cerimônia especial com um padre que dominava a Libras (Língua Brasileira de Sinais), mas foram informados que o religiosos não compareceria à celebração.

Diante da realidade de poucos sacerdotes treinados em Libras, os noivos ficaram desesperados. “Quem poderia celebrar um casamento para noivos surdos sem ser contactado anteriormente?”, pensaram. 

Eis que um anjo da guarda veio salvar o casal. O padre Wilson Czaia entrou pelo corredor principal da Igreja e se dirigiu ao altar, surpreendendo e emocionando a todos. 

Mas quem é o padre Wilson Czaia?

É um sacerdote com deficiência auditiva, de Curitiba (PR) – distante 800 quilômetros de Franca – que domina a Libras e que foi contactado pelos padrinhos para que fizesse uma surpresa aos noivos.

O padre também foi peça fundamental na história do casal. Em 2012, ele participou de um evento de música cristã no qual os noivos se conheceram. 

Dayton lembra que, naquele dia, se sentia sozinho. Foi quando encontrou o padre em uma tenda para evangelização no evento. O sacerdote conversou com ele e lhe transmitiu mensagens de otimismo. Quando o rapaz já estava indo embora, o padre pediu que esperasse mais um pouquinho. Naquele momento, o Dayton conheceu a Simone. Eles trocaram números de telefone, começaram a conversar por mensagens e a namorar. Até que veio a ideia do casamento.

A surpresa 

A surpresa foi organizada pelos padrinhos dos noivos. Eles conheciam a história do casal e a importância do padre Wilson na vida de Dayton e Simone. Por isso, entraram em contato com o sacerdote e fizeram o convite para que ele celebrasse o matrimônio. O religioso aceitou na hora.

Pastoral do Surdo 

A Igreja, no Brasil, faz um trabalho intensivo para incluir pessoas com necessidades especiais. Muitas paróquias possuem intérpretes de Libras nas Missas e em atividades de formação religiosa. O trabalho é fruto da Pastoral do Surdo, uma ação da Igreja Católica, que tem como princípio e fundamentação o próprio projeto de vida e da pessoa de Jesus Cristo relatada no texto de Marcos 7, 32-35. 

Uma de suas missões é anunciar Jesus Cristo às Comunidades de Surdos presentes no Brasil através dos agentes de evangelização (catequistas e coordenadores). O trabalho também visa possibilitar aos surdos um espaço dentro da Igreja, assumindo serviços e ministérios.


Aleteia

Outras Notícias

Papa Francisco visita de surpresa uma exposição de presépios em Roma

O Papa Francisco visitou na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, a exposição de presépios “100 Presepi in Vatica...

Morro do Presépio: para ser visitado em qualquer época do ano

Localizado no Santuário de Aparecida, o local tem mais de 70 esculturas em tamanho naturalNo fim de ano, época d...

Basílica Velha De Aparecida

Quando visitei o Santuário Nacional de Aparecida, fiquei muito impressionada com o tamanho e organização do local, co...

Anjos: os primeiros ajudantes de São Nicolau

Antes dos elfos, os anjos eram frequentemente retratados ajudando São Nicolau a dar presentes às criançasNa maioria d...

Carta de um Arcebispo ao Papai Noel

Papai Noel,Antes seu nome era São Nicolau, lá do norte europeu, e você andava distribuindo presentes. Sabia que nossa...

Pai viaja com a filha aeromoça em todos os seus voos no Natal. O amor não tem limites!

Um pai dedicado juntou-se à filha comissária de bordo nos vôos dela durante o período de Natal, para que ela não tive...