Locais

7ª Jornada de Patrimônio Cultural é realizada com sucesso

Locais 27/08/2019/ 16:14:07
7ª Jornada de Patrimônio Cultural é realizada com sucesso

A última semana foi repleta de atividades culturais que marcaram a participação de Patrocínio na 7ª Edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Com o tema “Culinária e Patrimônio” os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as comidas típicas da nossa região em oficinas, rodas de conversa, mostra e lançamento de livros.

Segundo a Secretária de Cultura e Turismo, Eliane Nunes, a semana foi muito enriquecedora. “Conseguimos envolver públicos de todas as faixas etárias, e fomos presenteados com a oportunidade de vivenciar as tradições culinárias, além de conhecer mais um pouco do nosso patrimônio” afirmou, agradecendo a parceria das empresas Pão de Queijo Dona Lilia, Restaurante Panela de Barro, Salgaderia Traíras, Cafeteria Dulcerrado - Cafés Especiais do Produtor e Casa da Quitanda que contribuíram para que a semana alcançasse esse sucesso.

Na abertura, realizada no dia 19 de agosto, a Esplanada do Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira recebeu o lançamento do livro de receitas “Da cozinha para a vida”, de autoria de Elzi Ferreira Silva. A publicação é uma compilação das receitas que a autora desenvolveu ao longo de sua experiência no serviço social, em atividades dos movimentos religiosos de Patrocínio e cozinhando para amigos e familiares. “O livro é uma retribuição, por meio das receitas, ao amor que recebi durante minha vida de todos que me cercam” ressaltou a autora.

Após o lançamento do livro, houve a roda de conversa “Delícias e Saberes” com a participação de quitandeiras, cozinheiras e doceiras de Patrocínio. A mediadora foi a gastróloga Talita Rosa Silva, proprietária da Salgaderia Traíras.

Nos dias 20 e 21, aconteceram oficinas nos períodos da manhã e tarde no Salão do Clube União Operário. Com o tema “Delícias da vovó: mão na massa”, o trabalho foi coordenado por Terezinha Taveira que ensinou as receitas “paçoca de amendoim feita no pilão” e “rosca rainha”. “São receitas muito tradicionais que atravessaram várias gerações de minha família” disse Terezinha, coordenadora da oficina.

Na quinta-feira (22), foi realizada uma visita guiada a Fazenda Santo Antônio, na região de Pirapitinga, de propriedade de Wilson José Rosa, mediador da atividade. Cerca de 20 pessoas, puderam vivenciar o dia-a-dia da roça e conhecer o modo artesanal de fazer o tradicional Queijo Minas.

No dia 23, último dia da programação, nos períodos da manhã e tarde dezenas de alunos do ensino fundamental que integram o Programa “Quem conhece ama, quem cuida ama” realizaram, no CEU das Artes, a Mostra Patrimônio Imaterial e Culinária, constituída por trabalhos feitos nas atividades do programa.

A noite, encerrando a semana, aconteceu o lançamento do livro “O Violeiro e o Abutre” de Vanderlei Arthur Soares de Melo. Segundo o autor, o livro conta a história de um aprendiz violeiro que procura um misterioso professor de viola.  Em seguida, aconteceu o Encontro “Culinária e Cultura Popular” com os grupos de cultura popular patrocinenses, mediado pela gaúcha Suzana Vielitz, Arquiteta, Mestre em Planejamento e Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais.

ASCOM/PMP

Outras Notícias