Gerais

Desmatamento da Amazônia: Queimadas aumentam 82%

Gerais 20/08/2019/ 14:38:07
Desmatamento da Amazônia: Queimadas aumentam 82%

O dia que virou noite na última segunda feira (19) intrigou os cidadãos de São Paulo. Uma frente fria, nuvens baixas e carregadas somadas a fumaça das queimadas por conta do desmatamento da Amazônia ocasionaram o escurecimento do céu por volta das 16h. O tempo em Sp deve permanecer nublado nesta terça-feira (20).

QUEIMADAS E DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

As queimadas no Brasil aumentaram 82%  se comparadas a um ano atrás. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esta é a maior alta dos últimos sete anos e diversas regiões do Brasil sofreram com o desmatamento da Amazônia.

Os incêndios acontecem principalmente nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, alcançando a fronteira do brasil com a Bolívia e o Paraguai. O corredor de fumaça proveniente das queimadas na Amazônia vem descendo pela América do Sul desde a semana passada.

Além disso, a cidade de São Paulo se encontra dentro de uma nuvem por conta da convergência de massas diferentes: A frente fria da capital, junto com as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior.

Nos últimos dois dias, o Brasil teve 5.253 focos de queimadas detectados pelo sistema do Inpe. Bolívia, Peru e Paraguai seguem com 1.618, 1.166 e 465, respectivamente. Os índices altos não ultrapassam os do ano de 2016, quando ocorreu 66.622 focos de queimadas entre essas mesmas datas.

INCÊNDIO EM RONDÔNIA: QUEIMADA DURA 15 DIAS

Ocorreu em Rondônia um grande incêndio na Reserva Ambiental Margarida Alves. A queimada durou 15 dias, tornando o ar denso e dificultando a respiração. Especialistas alertaram sobre o perigo do crescente desmatamento da Amazônia.

Outras Notícias