Igreja

Fé e devoção na única basílica do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno

Igreja 09/07/2019/ 09:20:26
Fé e devoção na única basílica do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno

A cada ano que passa, a cidade recebe, em média, 4 milhões de romeiros vindos de todo o Brasil e até do exterior. Por essa razão, o turismo religioso se destaca tanto na época da tradicional Festa do Divino Pai Eterno, realizada anualmente, como também nas outras épocas do ano.


Centenas de caravanas de devotos chegam à cidade para conhecer as igrejas, os principais pontos de peregrinação e para sentir de perto o amor do Divino Pai Eterno. A devoção é muito antiga e se expandiu através dos meios de comunicação. Entre outras ações, com o trabalho de evangelização da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), mais e mais pessoas passaram a conhecer, a participar e a querer visitar a Capital da Fé de Goiás.


Pontos de peregrinação


Saindo do Santuário Basílica, passando pela Avenida Constantino Xavier, é possível conhecer a Via-Sacra de Trindade. São 14 estações ao longo da rua. As estátuas, em tamanho natural, retratam a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Via-Sacra fica no caminho entre a Basílica e a Igreja do Santíssimo Redentor, também conhecida como Igreja Pe. Pelágio, por abrigar os restos mortais do Missionário Redentorista que marcou a história da cidade. Da igreja, é possível ter uma boa vista da cidade, inclusive do Santuário Basílica e da obra da Nova Casa do Pai, que é outro ponto de peregrinação, onde os devotos podem ver de perto e rezar pela construção do Novo Santuário.

Perto da capela está a Vila São Cottolengo, uma das mais tradicionais obras sociais da região Centro-Oeste do Brasil. Muitos romeiros que visitam o local acabam voltando. Na mesma rua, mais um local de visitação religiosa: o Carmelo da Santíssima Trindade, onde moram as Irmãs Carmelitas, que vivem em clausura e oração. É um ambiente ideal para quem busca paz e reflexão.

Quem quiser ficar mais próximo da história da devoção, pode passar pelas margens do Córrego Barro Preto, onde o casal, Constantino Xavier e Ana Rosa, por volta de 1840, encontrou o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Foi nesse local que começou a maior saga de fé e devoção do Brasil central. Para terminar o roteiro turístico, não poderia faltar o primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno: a centenária Igreja Matriz de Trindade, construída em 1912.


Tradição dos carros de bois

O epicentro da romaria é em Trindade, mas os devotos saem de diversas cidades de Goiás e de estados próximos, do Centro-Oeste e também do Sudeste. A preparação envolve diversas atividades, como reparos eventuais nos carros de bois, de mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto, entre outros.

Os carreiros, candeeiros e demais participantes da Romaria de Carro de Bois se colocam na posição de herdeiros, guardiões e transmissores de costumes da vida rural, que vem sofrendo, nas últimas décadas, profundas mudanças com o advento da modernização que avança na região. Ao usarem um meio de transporte tido por anacrônico na atualidade, rememoram os tempos dos seus antepassados e até mesmo o da infância e reconstroem, ano após ano, a tradição da vida rural e das devoções.

Em 2016, A Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, em Goiás, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro.


Romaria a pé

Outra tradição durante a Festa do Divino Pai Eterno é a romaria a pé. Devotos saem de Goiânia e caminham 18 quilômetros até o Santuário pela Rodovia dos Romeiros, que fica tomada pelos fieis. Os católicos aproveitam para agradecer e fazer pedidos à Santíssima Trindade. Pelo caminho, histórias emocionantes de curas e graças atribuídas ao Divino.

Devido ao grande número de visitantes, o município de Trindade está sendo considerado o novo ponto de peregrinação do Centro-Oeste brasileiro.

Missas

De segunda à sexta-feiras: 7h e 19h30
Sábado: 7h, 10h, 15h e 17h30
Domingo: 5h45, 8h, 10h, 12h, 15h e 17h30

Outras Notícias