Igreja

Prêmio “Melhor cidadão da Índia” vai para um padre católico

Igreja 25/04/2019/ 15:37:38
Prêmio “Melhor cidadão da Índia” vai para um padre católico


Com mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, a Índia avança a passos largos para superar em breve a China como o país mais populoso sobre a face de toda a Terra. A título de comparação, o Brasil tem 210 milhões de habitantes num território que tem o dobro do tamanho da Índia.

Nesse denso oceano de almas, a Igreja Católica tem cerca de 17,3 milhões de fiéis, o que significa menos de 2% da população total, que, na esmagadora maioria (em torno de 80%), professa a religião hinduísta.

Neste cenário, porém, não é inédito que grandes apóstolos católicossejam vastamente reconhecidos. Basta mencionar a Madre Teresa de Calcutá. Agora, outro religioso católico é homenageado pela sua entrega a serviço dos indianos.

A International Publishing House, editora especializada em textos biográficos, concedeu no último 16 de abril o prêmio “Melhor cidadão da Índia” ao pe. Vineeth George, sacerdote católico claretiano de 38 anos, em reconhecimento pelo seu trabalho pastoral junto à população carente do norte do país majoritariamente hinduísta.

Vale recordar que, recentemente, outro padre católico recebeu o prêmio de “melhor professor do mundo”:

E, também recentemente, o sacerdote capelão do corpo de bombeiros de Paris foi um dos grandes heróis no combate ao incêndio que destruiu parcialmente a Catedral de Nôtre-Dame:

A trajetória do padre premiado como “melhor cidadão da Índia”

Nascido em Hyderabad, o sacerdote ordenado em janeiro de 2014 tinha se formado na Loyola Academy, dirigida pelos jesuítas, mas conta, em entrevista à Asia News, que a sua vocação

“é um dom nascido na minha infância. Sempre pensei em usar os talentos que Deus me deu para o benefício da Igreja”.

Graduado pela Universidade Jain Deemed e pós-graduado no Matrusri Institute, o jovem Vineeth George trabalhou na Dell Computer Corporation e na General Electric, além de ter sido subdiretor do jornal Deccan Chronicle e funcionário do Ministério de Energia da Índia.

“Eu era muito admirado pelo meu profissionalismo”.

No entanto, a excelente carreira que tinha pela frente não o satisfazia. Vineeth deixou tudo e entrou no seminário.

“Por graça de Deus, ainda sendo apenas seminarista, em 2006, os meus superiores me colocaram para ensinar administração no St. Claret College. Um ano depois da minha ordenação, fui nomeado vice-diretor do colégio e fiquei no cargo até dezembro de 2018. Desde janeiro estou fazendo doutorado em comportamento organizacional no Indian Institute of Technology de Hyderabad, um dos centros de ensino superior mais reconhecidos do país”.

No seu serviço à população carente, o pe. Vineeth George também foi professor num centro de capacitação profissional na periferia de Deli. Ele conta:

“A escola fica numa área onde só moram hindus, onde não há presença cristã. O centro recebe 30 jovens que abandonaram os estudos: as mulheres fazem cursos de estética e os homens estudam para serem eletricistas e encanadores”.

Após a ordenação, ele também assumiu uma paróquia:

“Fui vigário paroquial da igreja de São Pedro, na diocese de Daltonganj. Lá ensinei inglês para as crianças tribais que frequentavam a escola ao lado da paróquia”.

Além de prosseguir o doutorado, o sacerdote está à frente de atividades pastorais nas dioceses de Hyderabad e Shamshabad.

_________

Com informações das agências Asia News e ACI Digital

Outras Notícias