Locais

Prefeitura emite alerta contra a dengue e define estratégias e ações de combate

Locais 17/04/2019/ 15:29:13
Prefeitura emite alerta contra a dengue e define estratégias e ações de combate

O secretário municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (16) para anunciar medidas de contenção e ações conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti que serão realizadas pelo Governo Municipal frente ao aumento expressivo dos casos de dengue em Patrocínio. Até o momento, de 592 casos notificados, 182 já foram confirmados por meio de exames.

Segundo o Secretário diversas ações já estão sendo tomadas para o combate, como a contratação e treinamento de 10 novos agentes de endemia, a capacitação de médicos e enfermeiros da Rede Municipal de saúde para tratamento específico de casos de dengue, atendimento prioritário a usuários com sintomas suspeitos tanto nas UBS’s quanto no Pronto Socorro Municipal, instalação de salas de hidratação nas unidades, liberação de hemogramas para confirmação de dengue em no máximo 1 hora e aumento do número de médicos no Pronto Socorro.

Outra medida anunciada é o início da aplicação espacial Ultra Baixo Volume, o popular carro do “fumacê”, que irá atuar inicialmente nos Bairros Morada Nova, Serra Negra, Jardim Alvorada, Matinha, Santa Terezinha e Santo Antônio que foram os locais com maior índice de infestação, e em seguida em todos os bairros da cidade, cada bairro receberá quatro ciclos de aplicação.

Além disso, o Governo Municipal, durante o feriado da semana santa (18,19,20 e 21/04) promoverá o funcionamento da Policlínica (Unidade Integrada de Saúde Dr. Michel Whady) na Av. José Maria de Alkimin, exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos de dengue. No local, que funcionará das 8h às 22h, qualquer paciente que busque atendimento com sintomas da doença será atendido, diagnosticado, tratado e, conforme a evolução dos sintomas, serão liberados ou encaminhados ao Pronto Socorro para continuação do tratamento.

Cabe esclarecer ainda que crianças ou idosos com sintomas de dengue devem procurar diretamente o Pronto Socorro Municipal, uma vez que por serem considerados grupos de risco necessitam de atendimento especial.


Prefeitura de Patrocínio

Outras Notícias