Dessa vez o Pe. Reginaldo nos dá uma só dica - mas é o segredo para ser bem-sucedido espiritualmente

Pe. Reginaldo Manzotti: como ter sucesso em sua vida espiritual


Se quisermos ser bem-sucedidos em nossos objetivos precisamos de disciplina. É necessário organizar nossa vida, definindo todas as atividades que queremos executar no dia a dia, tanto na área profissional, como espiritual, familiar ou de lazer, a fim de que tenhamos tempo para tudo e obtenhamos sucesso.

Pessoas capacitadas, mas sem disciplina, não vão tão longe como aqueles mais limitados, porém disciplinados. Num tratamento de saúde, por exemplo, para obtermos resultados e chegarmos à cura, precisamos seguir exatamente o que o médico recomenda, tomar os remédios na hora certa e da maneira certa. Numa reeducação alimentar é a mesma coisa, disciplina e força de vontade são a base.

Muitos fracassam em seus projetos por não se organizarem e não seguirem um planejamento disciplinar. E na vida espiritual ela é mais necessária ainda, pois nos mantém em boa forma para conquistarmos o prêmio da coroa imperecível, como nos diz São Paulo:

“Os atletas se abstêm de tudo; eles, para ganharem uma coroa perecível; e nós, para ganharmos uma coroa imperecível.” (I Cor, 25)

E essa disciplina consiste numa rotina de exercícios espirituais diários, aplicados pela própria pessoa, sem pressa, de modo consciente e espontâneo, cumprindo-os rigorosamente. Ela faz com que valorizemos as coisas essenciais e nos leva a um crescimento na fé, a alcançar um nível maior de santificação, a viver os compromissos de batismo sendo “sal da terra”, “luz do mundo” e produzindo os valiosos frutos do Espírito Santo.

Em primeiro lugar, lembre-se que disciplina tem a ver com hábitos, então é necessário criar o costume de:

– Oração – A maior inimiga da oração não é a falta de fé e sim a distração, então procure um lugar calmo e crie um ambiente agradável e propício;

– Leitura Bíblica – Necessitamos ler a Bíblia todos os dias, especialmente os Evangelhos;

– Confissão dos pecados – Através deste sacramento celebramos a misericórdia divina e restauramos nossa reconciliação com nossos irmãos e irmãs;

– Obras de Caridade – A caridade “cobre uma multidão de pecados” (1Pd 4,8);

– Visitas ao Santíssimo Sacramento – Jesus Sacramentado está noite e dia no Sacrário, amando e esperando a nossa visita. Muitas vezes tenho dito: “Passem numa Igreja fora do horário de missa, vão até a frente do Sacrário, nem que seja para dizer: ‘Oi, Jesus. Eu estou aqui, vim te visitar’”. Gostamos de visitar os amigos, bater um papo, por que não criar este hábito com Jesus?;

– Missas – A Celebração Eucarística é o ponto de chegada e o ponto de partida, é a fonte e o ápice de toda vida cristã.

Nos últimos anos, por uma inspiração, desenvolvi um diário espiritual e resolvi lançá-lo para incentivar as pessoas a criarem o hábito de fazer exercícios espirituais. Caso você não tenha acesso a este material, não tem problema, elabore você mesmo seu diário espiritual anotando em uma caderneta o compromisso do dia; quais os exercícios espirituais feitos e anote os apelos de Deus para aquele dia. Esse apelo é aquilo que você sentiu, pode ser, por exemplo, a perseverança, o domínio próprio, a mansidão, a alegria, etc. Transforme este apelo de Deus em uma oração e anote-a no seu diário espiritual.

Você também deve escolher uma pessoa e oferecer por ela esses exercícios espirituais. Quando nos propomos a rezar por uma pessoa, assumimos um compromisso muito sério e importante, por isso você deverá rezar o mês todo por uma única pessoa que você sinta que esteja precisando de suas orações e oferecer por ela seus exercícios espirituais, formando o ramalhete espiritual.

Lembre-se que não é a falta de tempo ou de recursos que nos impede de crescer na vida de fé. O que nos atrapalha é a falta de comprometimento. A preguiça espiritual nos faz “empurrar com a barriga” nossa vida de fé. Não somos cobrados, então não nos esforçamos. Conhecemos, mas não vivemos a vida de fé. Com isso estacionamos e perdemos a chance de avançar para Deus.

Por isso, tenho certeza que a partir do esforço pessoal e da disciplina cresceremos ainda mais espiritualmente e nos tornaremos cristãos mais equilibrados e constantes. Que Deus nos ajude e nos fortaleça neste propósito.

————

Padre Reginaldo Manzotti

Outras Notícias

O milagre que levou a casa da Virgem Maria de Nazaré para Loreto

Nossa Senhora de Loreto é uma devoção mariana que surgiu a partir do relato do milagroso traslado da casa&n...

Este é o maior presépio da América Latina

Nestes dias que antecedem o Natal, é comum a gente topar com uma infinidade de presépios nas igrejas, casas e nas pra...

Pronto para vir ao Brasil, o maior sino do mundo, será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno

Batizado de “Vox Patris”, o sino será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, que está em construção em Goi...

A basílica que tem o maior número de relíquias (depois do Vaticano)

As origens da Basílica de São Saturnino (ou São Sernin) remontam ao século III, época do martírio de São Saturnino, o...

“Senhor carteiro, pode levar esta carta para o meu papai no céu?”

O Royal Mail, serviço de correios do Reino Unido, recebeu de um menino da Escócia o seguinte pedido:“Sr. Ca...

Papa Francisco: o importante do Advento é encontrar Jesus, guiados por Maria

No bom propósito de aprofundar ao máximo na vida espiritual ao longo deste Advento, retomamos alguns pensamentos...