Dessa vez o Pe. Reginaldo nos dá uma só dica - mas é o segredo para ser bem-sucedido espiritualmente

Pe. Reginaldo Manzotti: como ter sucesso em sua vida espiritual


Se quisermos ser bem-sucedidos em nossos objetivos precisamos de disciplina. É necessário organizar nossa vida, definindo todas as atividades que queremos executar no dia a dia, tanto na área profissional, como espiritual, familiar ou de lazer, a fim de que tenhamos tempo para tudo e obtenhamos sucesso.

Pessoas capacitadas, mas sem disciplina, não vão tão longe como aqueles mais limitados, porém disciplinados. Num tratamento de saúde, por exemplo, para obtermos resultados e chegarmos à cura, precisamos seguir exatamente o que o médico recomenda, tomar os remédios na hora certa e da maneira certa. Numa reeducação alimentar é a mesma coisa, disciplina e força de vontade são a base.

Muitos fracassam em seus projetos por não se organizarem e não seguirem um planejamento disciplinar. E na vida espiritual ela é mais necessária ainda, pois nos mantém em boa forma para conquistarmos o prêmio da coroa imperecível, como nos diz São Paulo:

“Os atletas se abstêm de tudo; eles, para ganharem uma coroa perecível; e nós, para ganharmos uma coroa imperecível.” (I Cor, 25)

E essa disciplina consiste numa rotina de exercícios espirituais diários, aplicados pela própria pessoa, sem pressa, de modo consciente e espontâneo, cumprindo-os rigorosamente. Ela faz com que valorizemos as coisas essenciais e nos leva a um crescimento na fé, a alcançar um nível maior de santificação, a viver os compromissos de batismo sendo “sal da terra”, “luz do mundo” e produzindo os valiosos frutos do Espírito Santo.

Em primeiro lugar, lembre-se que disciplina tem a ver com hábitos, então é necessário criar o costume de:

– Oração – A maior inimiga da oração não é a falta de fé e sim a distração, então procure um lugar calmo e crie um ambiente agradável e propício;

– Leitura Bíblica – Necessitamos ler a Bíblia todos os dias, especialmente os Evangelhos;

– Confissão dos pecados – Através deste sacramento celebramos a misericórdia divina e restauramos nossa reconciliação com nossos irmãos e irmãs;

– Obras de Caridade – A caridade “cobre uma multidão de pecados” (1Pd 4,8);

– Visitas ao Santíssimo Sacramento – Jesus Sacramentado está noite e dia no Sacrário, amando e esperando a nossa visita. Muitas vezes tenho dito: “Passem numa Igreja fora do horário de missa, vão até a frente do Sacrário, nem que seja para dizer: ‘Oi, Jesus. Eu estou aqui, vim te visitar’”. Gostamos de visitar os amigos, bater um papo, por que não criar este hábito com Jesus?;

– Missas – A Celebração Eucarística é o ponto de chegada e o ponto de partida, é a fonte e o ápice de toda vida cristã.

Nos últimos anos, por uma inspiração, desenvolvi um diário espiritual e resolvi lançá-lo para incentivar as pessoas a criarem o hábito de fazer exercícios espirituais. Caso você não tenha acesso a este material, não tem problema, elabore você mesmo seu diário espiritual anotando em uma caderneta o compromisso do dia; quais os exercícios espirituais feitos e anote os apelos de Deus para aquele dia. Esse apelo é aquilo que você sentiu, pode ser, por exemplo, a perseverança, o domínio próprio, a mansidão, a alegria, etc. Transforme este apelo de Deus em uma oração e anote-a no seu diário espiritual.

Você também deve escolher uma pessoa e oferecer por ela esses exercícios espirituais. Quando nos propomos a rezar por uma pessoa, assumimos um compromisso muito sério e importante, por isso você deverá rezar o mês todo por uma única pessoa que você sinta que esteja precisando de suas orações e oferecer por ela seus exercícios espirituais, formando o ramalhete espiritual.

Lembre-se que não é a falta de tempo ou de recursos que nos impede de crescer na vida de fé. O que nos atrapalha é a falta de comprometimento. A preguiça espiritual nos faz “empurrar com a barriga” nossa vida de fé. Não somos cobrados, então não nos esforçamos. Conhecemos, mas não vivemos a vida de fé. Com isso estacionamos e perdemos a chance de avançar para Deus.

Por isso, tenho certeza que a partir do esforço pessoal e da disciplina cresceremos ainda mais espiritualmente e nos tornaremos cristãos mais equilibrados e constantes. Que Deus nos ajude e nos fortaleça neste propósito.

————

Padre Reginaldo Manzotti

Outras Notícias

Pela 2ª vez na história: hoje é dia dos Santos Pastorinhos de Fátima!

Os pastorinhos Francisco e Jacinta eram os dois mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia ...

Exorcista alerta sobre os perigos de “falar” com os mortos

O Padre Pedro Paulo Alexandre é um dos exorcistas mais conhecidos do Brasil. Ele pertence à Diocese de Florianópolis ...

Para pedir a graça da cura do câncer: oração ao santo que carregou essa mesma cruz

Ocâncer é uma das cruzes mais pesadas que se conhecem e um dos maiores mistérios que Deus permite em n...

“Vovó Peregrina” de 95 anos chega à Basílica de Nazaré após 30 dias de caminhada

A ACI Digital publicou na última sexta-feira, 15 de fevereiro, uma detalhada matéria sobre a “Vovó Peregrin...

“A Paixão de Cristo”: segunda parte, “A Ressurreição”, pode estrear ainda em 2019

O astro Jim Caviezel, intérprete de Jesus Cristo no aclamado filme “A Paixão de Cristo”, de 2004, info...

São Valentim: por que o dia dos namorados na maioria dos países é 14/02?

A festa de São Valentim, celebrada em 14 de fevereiro, equivalente ao Dia dos Namorados na maioria dos países. O Bras...