Locais

Secretaria de Agricultura utiliza planta no combate a dengue

Locais 21/11/2018/ 14:02:27
Secretaria de Agricultura utiliza planta no combate a dengue

O Secretário Municipal de Agricultura Odirlei Magalhães, juntamente com sua equipe vinham buscando alternativas para que a comunidade tivesse meios naturais no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue que provoca mal a todos os afetados, tanto crianças, adultos e idosos. A solução veio através da planta “Crotalária” originária da Índia e Ásia Tropical, cujo ciclo vegetativo é de 240 dias, cultivada no Viveiro Municipal, e desde segunda-feira (19) disponibilizadas mudas gratuitamente a todos os interessados. A Crotalária age atraindo as libélulas que são predadoras naturais de larvas e pernilongos, incluindo o Aedes aegypti. Todos os interessados devem procurar a Secretaria da Agricultura, situada ao lado do PROCON para emissão da requisição para a retirada das mudas no Viveiro Municipal. Maiores informações 3839-1800 ramal 269.

Desenvolvimento      

A Crotalária Juncea cresce entre 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. Pоr ѕеr umа planta соm alta toxidade é aconselhável tеr um cuidado especial соm animais domésticos, pois no caso de ingestão das sementes ou a flor, pode ter complicações no fígado. O ideal é manter os animais longe dа plantação. A Crotalária ѕе adapta bem à seca е ао clima quente, mas nãо suporta о frio constante, quе pode prejudicar as plantas pequenas. Então cuide de seu jardim de Crotalárias, ela combate o mosquito da dengue e pode proteger sua família.

Resultados    

Em algumas cidades do país como em Sorriso, no Mato Grosso, sementes de Crotalária estão sendo plantadas pela cidade, que num único mês de pleno verão, com chuvas intensas, não registrou nenhum caso de dengue depois que as sementes foram espalhadas pelo município. Na cidade de Dracena, no interior de São Paulo, sementes de Crotalária foram distribuídas aos moradores para que plantem em suas casas, na tentativa de diminuir os casos de dengue no município.

Rodovia

O Secretário Odirlei Magalhães, informou ainda que ao longo do calçadão que está sendo concluído nos 2 quilômetros e 400 metros de extensão da Rodovia Deiró Marra, que liga o Distrito de São João da Serra Negra e o município de Guimarânia, estão sendo plantadas mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

Assessoria de Comunicação/Foto ilustração

Outras Notícias