Igreja

Em plena São Paulo: a curiosa Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados

Igreja 02/10/2018/ 13:20:16
Em plena São Paulo: a curiosa Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados


Quem anda pelo bairro da Liberdade, em São Paulo, muito famoso no Brasil inteiro pela forte presença de imigrantes orientais, talvez não note a capela do número 238 ou, em todo caso, não saiba o motivo do seu curioso nome: Capela de Santa Cruz das Almas dos Enforcados.

Em parte, a origem desse nome (que chega a soar até macabro para alguns) está ligada à pena capital que esteve em vigor no Brasil durante séculos. Mas o que realmente liga esta capela aos enforcados é a história de Francisco José das Chagas, o “Chaguinhas”.

Tudo aconteceu cerca de um ano antes da declaração da independência do país. Em 1821, o quartel da Rua Santa Catarina protagonizou a Revolta Nativista, que guarda ligações com a separação do Brasil de Portugal.

A revolta reivindicava o pagamento de salários já atrasados havia 5 anos, bem como a igualdade de tratamento entre soldados brasileiros e portugueses. Chaguinhas foi preso e, apesar dos pedidos por clemência, acabou condenado à morte – um fato que chocou toda a localidade.

Onde hoje fica a popularíssima Praça da Liberdade, foi erguida uma forcapara a execução de Chaguinhas.
E é então que ocorre o imprevisto: duas vezes, a corda arrebentou.

Na primeira, o povo clamou “Liberdade!”.

Na segunda, o brado foi de “Milagre!”.

Mas na terceira vez a corda não falhou. Ainda assim, o réu continuava mostrando sinais de vida, o que gerou um acréscimo de brutalidade à já brutal execução: ele foi morto a pauladas.

Francisco José das Chagas faleceu em 20 de setembro de 1821. Uma cruzfoi erguida no lugar de sua morte e velas foram acesas ao redor. Em 1887, em sua memória, foi fundada a igrejinha que se tornou conhecida, e permanece até hoje, como a Capela Santa Cruz das Almas dos Enforcados.


HORÁRIOS DE MISSAS

Segunda-feira: 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 15h, 17h, 18h e 19h

Terça-feira a Sexta-feira: 08h, 12h e 18h

Sábado: 8h, 10h e 12h

Domingo e Feriado: 8h, 10h e 11h30

____________

Com informações do jornal arquidiocesano O São Paulo

Outras Notícias