Gerais

Mais de 20% das cidades brasileiras correm risco de surtos por infestação do Aedes aegypti

Gerais 08/06/2018/ 09:26:38
Mais de 20% das cidades brasileiras correm risco de surtos por infestação do Aedes aegypti

Mais de MIL cidades brasileiras estão sob risco de surtos das doençastransmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números indicam que UM em cadaQUATRO municípios têm alto índice de infestação do transmissor da dengue, zikae chikungunya. Os dados são do Ministério da Saúde, que mapeou quase 5 MILcidades, entre março e abril.

Outros DOIS MIL municípios também estão em alerta para novas epidemias,com índice de infestação entre 1 e 4%. É a situação de 42 POR CENTO dasresidências vistoriadas. A situação indica que os cuidados devem ser redobradospara a eliminação dos criadouros mesmo durante o outono e inverno, recomenda oMinistério da Saúde. Isso porque, apesar de o clima frio não ser favorável àreprodução, as larvas dos ovos podem demorar mais de um ano para evoluir egerar um novo mosquito.

O mapeamento apontou que aumentou o número de cidades em situação derisco, na comparação com os dados de dezembro. Ao todo, são 17 capitais emalerta e duas capitais, Cuiabá e Rio Branco em situação de risco. São Paulo,João Pessoa e Aracaju são as cidades com situação controlada e correm menosriscos.

Todos os estados da região nordeste estão em risco, principalmente comfocos do mosquito em toneis para armazenamento de água. No Norte, Sul eCentro-Oeste, os focos se concentram em depósitos de lixo, sucata e entulho. Jáo Sudeste tem maior risco em vasos de plantas nas casas.

Agência Rádio 2
Outras Notícias