Locais

Funcionamento do Samu Triângulo Norte é adiado por conta de protesto de caminhoneiros

Locais 08/06/2018/ 09:22:54
Funcionamento do Samu Triângulo Norte é adiado por conta de protesto de caminhoneiros

O início das operações do Serviço deAtendimento Móvel de Urgência (Samu) na região Triângulo Norte, previsto paraessa sexta-feira (8), foi adiado. A nova data anunciada é dia 24 de junho,conforme informação repassada ao G1 nesta quinta-feira (7) pelo secretárioexecutivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência eEmergência (Cistri), Rodrigo Alvim Mendonça. Rodrigo Alvim explicou que porconta dos protestos dos caminhoneiros nas últimas semanas, parte da convocaçãode trabalhadores, feita pelos Correios, não foi concluída, o que atrasou oprocesso burocrático para iniciar o sistema.

Como já dissemos ontem aqui naRainha da Paz, segundo o Cistri, a inauguração oficial do Samu Triângulo Norteestá agendada para o dia 20 de junho às 9h, na sede da 9ª Região Integrada deSegurança Pública (Risp) em Uberlândia. O consórico informou ainda que o eventocontará com a a presença do governador Fernando Pimentel (PT) e do secretáriode Estado de Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz.

A data de início deoperação não foi confirmada pelo Estado. "Do dia 20 ao dia 24 vai haver umaprogramação que inclui reciclagem dos funcionários que atuarão no sistema. Osmunicípios que receberão o serviço são: Araguari, Cascalho Rico, Indianópolis,Tupaciguara, Araporã, Monte Alegre de Minas, Prata, Nova Ponte, Patrocínio,Monte Carmelo, Coromandel, Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Estrelado Sul, Romaria, Iraí de Minas, Ituiutaba, Campina Verde, Santa Vitória,Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina.

Paraa implantação do Samu na região, a Secretaria de Estado de Saúde de MinasGerais (SES-MG) investiu R$ 6 milhões para a aquisição de equipamentos,materiais de consumo, serviços de terceiros e veículos, além de R$ 3,8 milhõespara a aquisição de 31 ambulâncias. Conforme acordado pelo comitê gestor deurgência e emergência Triângulo Norte, as cidades de Araguari, Monte Carmelo,Ituiutaba e Patrocínio serão as bases que receberão pacientes de médiacomplexidade. Já os pacientes de alta complexidade com trauma nasespecialidades de cardiologia e neurologia serão levados para o Hospital dasClínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). Os de simplescomplexidade podem ser atendidos na cidade de origem da ocorrência. 


G1 - Triângulo

Outras Notícias