Ocorrências

Cruzeiro vira sobre o Atlético-PR na Baixada e fica a um empate de avançar na Copa do Brasil

Ocorrências 17/05/2018/ 11:04:33
Cruzeiro vira sobre o Atlético-PR na Baixada e fica a um empate de avançar na Copa do Brasil

A caminhada para ohexacampeonato não poderia ter iniciado melhor para o Cruzeiro. O time de ManoMenezes saiu atrás do marcador na noite desta quarta-feira, na Arena daBaixada, mas teve paciência, habilidade e um pouco de sorte para igualar o placarcom o Atlético-PR e virar o jogo no último lance da partida. Depois de ThiagoCarleto marcar de falta na primeira etapa, Henrique empatou em finalização defora da área (com desvio decisivo de Thiago Heleno) e Raniel deixou sua marcaaos 47' do segundo tempo. Com o 2 a 1 em Curitiba, a Raposa jogará por umempate em Belo Horizonte para avançar às quartas de final.

Atlético-PR e Cruzeiro,porém, voltam a duelar pela Copa do Brasil só depois da Copa do Mundo daRússia.  Os clubes se enfrentam noMineirão em 16 de julho (segunda-feira), às 20h. O próximo compromisso do timede Mano Menezes na temporada é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Atlético. Oclássico está marcado para o próximo sábado, às 16h, no Independência. OFuracão visita o Fluminense, domingo, às 19h, no Maracanã.

 

O jogo

Estudiosos, Fernando Diniz eMano Menezes costumam defender suas filosofias de jogo a qualquer custo. Atépor isso, o início da partida na Arena da Baixada mostrou equipes aplicadastaticamente. Sem duas de suas principais peças, Guilherme e Nikão, o Furacãoesperou a Raposa nos instantes iniciais de jogo. Diminuiu a linha de marcação edeu campo para o time celeste dominar até os 15', quando o rubro-negroequilibrou as ações.

O time de Fernando Diniz foio primeiro a ter oportunidade de gol. Aos 13', Rossetto recebeu naintermediária, fintou Lucas Silva e testou de longe. Fábio espalmou a bola paraa linha de fundo. O Cruzeiro respondeu tendo as quatro oportunidades seguintesdo jogo. Aos 24', a equipe mineira saiu em rápido contra-ataque, mas a defesaatleticana cortou o cruzamento de Egídio para Arrascaeta. Dois minutos depois,pelo alto, Sassá subiu mais alto, mas o cabeceio saiu pela linha de fundo. Jáaos 29' e aos 34', Robinho foi quem apareceu para finalizar. O meia levouperigo ao gol de Santos em duas tentativas – uma dentro da área e outra daintermediária.

Apesar do domínio doCruzeiro nas chances do primeiro tempo, foi o Atlético-PR que saiu na frente.Aos 39', em bola parada, Thiago Heleno quase marcou de cabeça. Dedé desviouantes da defesa de Fábio. Os jogadores do Furacão reclamaram de pênalti do zagueiro.No lance seguinte, aos 40', em nova bola parada, os donos da casa abriram omarcador. Carleto cobrou com perfeição e superou o goleiro cruzeirense, que viua bola quicar em sua frente antes de entrar no gol. 1 a 0. O Atlético aindamarcou mais uma vez, aos 44', mas o bandeira, acertadamente, viu Zé Ivaldo emposição de impedimento.

Consciente da importância deigualar o marcador, mas também de não sofrer mais gols de olho no jogo davolta, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo sem correr muitos riscos. Aindaassim, controlou a posse de bola nos instantes iniciais e chegou a marcar emlinha alta o Atlético-PR. Aos 12', Rafinha encontrou Arrascaeta na área, o meiacruzou para Sassá, mas o atacante cabeceou a bola por cima do gol. A Raposa foipremiada aos 34'. Aniversariante do dia, Henrique finalizou de fora de área, abola desviou na cabeça de Thiago Heleno, e entrou próximo do ângulo esquerdo deSantos. 1 a 1. E quando a fase é boa, todo santo ajuda.

Não bastasse o empate, oCruzeiro teve fôlego para virar o placar no último lance do jogo. Ranielrecebeu lançamento de Dedé, conseguiu fintar a marcação em drible de corpo esaiu na cara de Santos. Em finalização precisa, o atacante, que haviasubstituído Sassá, marcou o segundo gol da Raposa. 2 a 1. Com o resultadogarantido, o time de Mano Menezes precisará de um empate para avançar àsquartas de final da Copa do Brasil.

ATLÉTICO-PR 1 X 2 CRUZEIRO

Atlético-PR

Santos; José Ivaldo, Pavez eThiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho (Bruno Guimarães) e Carleto; RaphaelVeiga (Matheus Anjos), Pablo e Bergson (Marcinho). Técnico: Fernando Diniz

Cruzeiro

Fábio; Lucas Romero, Dedé,Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Rafinha, Robinho (Mancuello) eArrascaeta (Rafael Sobis); Sassá (Raniel). Técnico: Mano Menezes

 

Cartões amarelos: Egídio(Cruzeiro); Bergson, Camacho (Atlético-PR)

Gols: Carleto (aos 40'1ºT),Henrique (aos 34'2ºT) e Raniel (aos 47'2ºT)

 

Motivo: jogo de ida dasoitavas de final da Copa do Brasil

Local: Arena da Baixada, emCuritiba (PR)

Data e horário: 16 de maiode 2018 (quarta-feira), às 21h45

Árbitro: Pericles BassolsPegado Cortez (PE/CBF)

Assistentes: Clovis Amaralda Silva (PE/CBF) e Cleberson do Nascimento Leite (PE/CBF)

Superesportes

Outras Notícias