Gerais

Empresas atrasam depósitos de FGTS de 7 milhões de trabalhadores

Gerais 16/05/2018/ 12:21:38
Empresas atrasam depósitos de FGTS de 7 milhões de trabalhadores

Viações aéreas,universidades, mineradoras e distribuidoras de energia estão entre asprincipais devedoras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ao todo, 7milhões de trabalhadores estão com o benefício, garantido pela Constituição,atrasado. Segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, são 213 milempresas devedoras de uma cifra que soma, até abril, quase R$ 28 bilhões. Osdados, obtidos pelo UOL, revelam que a benefício ao trabalhador é a primeiradívida não paga quando surgem as dificuldades financeiras.

O agravante é que muitasempresas só poderão quitar os valores devidos quando se recuperarem. Já outras,que fecharam por falência ou recuperação judicial, deixarão o saldo em aberto. Éo caso das líderes do ranking, Varig e Vasp, que devem juntas, quase R$ 1bilhão. Entre as 15 maiores devedoras, cinco são da área da educação, com asUniversidades Cândido Mendes e Gama Filho no topo do setor. Vale, Eletropaulo,Usina Zihuatanejo e Agro Lajinha também estão na lista.

Pela lei, o empregador éobrigado a depositar, todo mês, o equivalente a 8% do salário do trabalhadorcom registro em carteira.

Agência Rádio 2
Outras Notícias