18/03 - Capinópolis e Perdizes estão em lista de investigação por morte de macaco

Mais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba foram incluídas na lista de investigação de morte de macacos no Informe Epidemiológico da Febre Amarela divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira (17).

De acordo com a SES, Capinópolis, Perdizes e Limeira do Oeste foram incluídas na lista de cidades com investigação de morte de primatas.

A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS) informou que foram disponibilizadas doses extras da vacina para cobrir a zona rural de todos os municípios da listagem.

Cidades com casos de morte de macaco por febre amarela

Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Ibiá, Sacramento, Cascalho Rico e Araxá, no Alto Paranaíba, tiveram casos de morte de macaco por febre amarela confirmados. O resultado positivo de exames feitos em amostra dos animais foi divulgado no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na última sexta-feira (10).

Mortes de macacos em investigação

Ainda conforme o boletim divulgado pela secretaria, Tupaciguara, Frutal, Planura, Gurinhatã, Patos de Minas e Vazante ainda estão na lista de "epizootias em investigação".

Cidades com rumores de epizootias

As cidades que continuam na lista de rumores de epizootias - morte de macacos - na região são: Conceição das Alagoas, Pratinha, Araguari, Estrela do Sul, Prata, Indianópolis, Coromandel, Romaria, Iturama, Santa Juliana, Água Comprida, Carneirinho, Conquista, Itapagipe,  São Francisco de Sales, Tapira, Santa Vitória, Matutina, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Iraí de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio e Campos Altos, no Alto Paranaíba.

A SRS em Uberlândia ressaltou que as cidades entram na listagem de investigação a partir do momento em que se consegue material físico para o laboratório realizar a análise e identificar as causas da morte.

(Com G1)