Rádio Rainha da Paz

A rádio da familia

A linda e lendária história da imagem do Menino Jesus de Praga

A linda e lendária história da imagem do Menino Jesus de Praga
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A imagem original chegou a ficar perdida em escombros. Mas, depois da restauração, ganhou devotos em várias partes do mundo

A imagem do Menino Jesus de Praga é uma das mais populares imagens cristãs do mundo. Porém, relativamente poucas pessoas conhecem a sua origem. A história da imagem é fascinante e está associada a várias lendas e milagres.

A maioria dos historiadores acredita que a imagem original tenha sido esculpida na Espanha, perto do ano 1340, em um mosteiro cisterciense. Algumas tradições afirmam que um monge teve uma visão do Menino Jesus e criou a imagem depois do que ele viu.

A escultura permaneceu na Espanha por vários séculos e acredita-se que, no século XVI, Santa Teresa de Ávila já a possuía.

Seja como for, a imagem encontrou o caminho para Praga durante o reinado da Dinastia de Habsburgo, em 1556. Naquela época, a escultura foi doada por Dona Isabella Manrique como presente de casamento para sua filha Marie Manrique, que se casou com Vratislav de Pernstyn. Algumas tradições afirmam que Dona Isabella tinha ganhado a estátua de Santa Teresa de Ávila.

Em 1628, a imagem foi doada a um mosteiro carmelita local pela princesa Polyxena von Lobkowicz. Ela teria dito ao mosteiro: “Eu estou dando a vocês o meu maior objeto de valor. Mantenham a reverência a essa imagem e vocês ficarão bem.”

Logo após esse presente, Praga foi invadida e a estátua quase ficou perdida para sempre. Um padre a encontrou nos escombros de uma igreja e a consagrou em um novo oratório. Ao limpar a escultura, o sacerdote ouviu Menino Jesus lhe dizer: “Tenha piedade de mim e eu terei piedade de você. Me dê minhas mãos e eu lhe darei paz. Quanto mais você me honrar, mais eu o abençoarei”. Quando o sacerdote precisava de mais fundos para consertar a estátua, o Menino Jesus lhe disse: “Coloque-me perto da entrada da sacristia e você receberá ajuda”.  Então, o que era preciso foi milagrosamente providenciado e a imagem foi restaurada.

Depois disso, as peregrinações até a imagem tornaram-se incontáveis, assim como os relatos de milagres. A imagem do Menino Jesus de Praga foi reproduzida e divulgada em todo o mundo. Até hoje, ela continua sendo extremamente popular em Portugal, na Espanha, Irlanda, Polônia, Filipinas e América do Sul.

 

Aleteia

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para A linda e lendária história da imagem do Menino Jesus de Praga

Enviando Comentário Fechar :/