Formação

30/11: Santo do Dia - Santo André Apóstolo

Formação 30/11/2021/ 12:28:52
30/11: Santo do Dia - Santo André Apóstolo

A Igreja está em festa, pois celebramos, hoje, a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Doze Apóstolos: Santo André.

André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus; e, com São João, começou a segui-Lo, por isso, André é reconhecido pela Liturgia como o “Protocleto”, ou seja, o primeiro a ser chamado: “Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; chegar ao céu chegar, guiados por tuas luzes! ”.

A Liturgia conta que, quando Jesus se apresentou pela segunda vez na região do Jordão, onde João Batista batizava, ele exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus”. “No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: 'Eis o Cordeiro de Deus' ” (João 1,35-36). André e João, ouvindo palavras essas, decidiram deixar tudo para seguir Cristo.

Santo André se expressa no Evangelho como “ponte do Salvador”, porque é ele quem se coloca entre seu irmão Simão e Jesus. “Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe:“ Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo) ” (João 1,41).

Segundo a narrativa de São João, este foi o primeiro encontro de André com Jesus. Entretanto, André e Pedro não ficou conhecido com o Senhor, voltando às suas ocupações de pescadores. Dias depois, Jesus passava pelo Lago de Tiberíades e avistando os irmãos pediu que eles O seguissem. “Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: 'Vinde após mim e vos farei pescadores de homens' ” (Mateus 4,18-19). Experimente a partir dessas palavras o chamamento oficial de André como apóstolo junto com seu irmão Pedro.

Poucas menções foram produzidas no Evangelho sobre Santo André. A primeira delas é a multiplicação dos pães e peixes. Jesus interpela Filipe sobre a possibilidade de alimentar uma grande multidão, e André intervém dizendo: “Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes… mas que é isto para tanta gente?” (João 6,9).

Conta a tradição que, depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro, um fim de pregar oelho Evangelho pelo mundo afora.

Apóstolo da coragem e da alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X por volta do ano 60, um qualificativo do santo este elogio: “ Salve Santa Cruz, tão familiar, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou! ”.

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

Outras Notícias