Igreja

11/08/2022 - SANTO DO DIA

Igreja 11/08/2022/ 16:23:59
11/08/2022 - SANTO DO DIA

No dia 11 de agosto relembramos de Santa Clara de Assis, nascida em 1193 em Assis, Itália em uma família nobre, influente e muito rica.

Santa Clara de Assis desde muito jovem orava diariamente e realizava penitências, além de exercitar constantemente em sua vida a piedade cristã de maneira espontânea, através de esmolas, e atendendo aos mais necessitados que procuravam-na.

Com 19 anos de idade Santa Clara de Assis fugiu de casa rumo a igreja de Santa Maria dos Anjos, onde São Francisco de Assis a aguardava junto de seus frades. Naquela noite fez uma oração para renúncia ao mundo e por amor ao Sagrado e Santíssimo Menino Jesus. Se desfez de suas roupas luxuosas e então vestiu uma túnica de lã semelhante a dos frades franciscanos, ajustando-se ao seu corpo apenas por um cinto feito e corda.

Santa Clara de Assis ficou conhecida por ser a primeira mulher a se entusiasmar pelo ideal de São Francisco de Assis, logo rumou a um mosteiro beneditino para conhecer e viver uma vida comunitária. E após este período foi colocada pelo próprio São Francisco no mosteiro de São Damião para formar outras mulheres da Ordem Segunda Franciscana, chamadas futuramente de Clarissas.

Em 1216 Santa Clara introduziu em sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa, mas manteve o carisma franciscano.

No ano de 1224,  Santa Clara ficou doente e aos poucos foi definhando. De sua cela, através de visões, acompanhou o funeral de francisco. Por essas visões que pareciam filmes projetados numa tela, Santa Clara é considerada padroeira da televisão e de todos seus profissionais.

Santa Clara morreu no ano de 1253 e apenas dois anos após sua morte foi proclamada Santa.

Outras Notícias