Formação

Quaresma é tempo de esperança, afirma Papa

Formação 18/02/2021/ 15:33:50
Quaresma é tempo de esperança, afirma Papa

Em mensagem, Francisco pediu aos fiéis um olhar voltado para a paciência de Deus

Da redação


Quaresma é tempo de esperança. É o que afirmou o Papa Francisco nesta quinta-feira, 18, em sua conta no twitter. O tweet foi divulgado um dia após o início do tempo quaresmal.

“O tempo da Quaresma é feito para ter esperança, para voltar a dirigir o nosso olhar para a paciência de Deus. É ter esperança naquela reconciliação a que nos exorta apaixonadamente São Paulo: «Reconciliai-vos com Deus» (2 Cor 5, 20)”. Escreveu o Pontífice.


A esperança na mensagem para a Quaresma 2021

A esperança é um dos pilares da mensagem de Francisco para a Quaresma deste ano. Divulgada na última sexta-feira, 12, a mensagem sublinha outros dois pontos: a fé e a caridade.

O tema da Quaresma 2021 é: “Vamos subir a Jerusalém (Mt 20, 18). Quaresma: tempo para renovar fé, esperança e caridade”. No texto, o Papa recorda também as condições citadas por Jesus para a conversão e expressão da humanidade. São elas: o jejum, a esmola e a oração.

Sobre a esperança, o Pontífice afirma ser um convite provocativo para os tempos atuais. “É tempo para dirigir o olhar para a paciência de Deus e esperança na reconciliação”.

O Santo Padre sublinhou a importância de não somente ter esperança, mas também transmiti-la. Para dar esperança, Francisco afirma que é preciso ser amável, oferecer um sorriso e dizer uma palavra de estímulo. 

Viver uma Quaresma com esperança, ressalta o Papa, é sentir que, em Jesus Cristo, todos são testemunhas de um tempo novo. Tempo este que Deus renova todas as coisas (cf. Ap 21, 1-6).


Quaresma, caminho de esperança

Em 2017, o Santo Padre apontou a Quaresma como um caminho de esperança. Este foi, inclusive, o tema de sua catequese na Quarta-feira de Cinzas daquele ano.

Francisco lembrou que, neste tempo, Deus chama os homens a sair das trevas e caminhar para Ele, que é a Luz. Quaresma é período de penitência com a finalidade de se renovar em Cristo. Renascer ‘do alto’, do amor de Deus. E é por isso que a Quaresma é, por natureza, tempo de esperança, revelou.


Canção Nova

Outras Notícias