Agenda

Padre Osvânio é leito Superior Provincial do Brasil e Região do Paraguai

Agenda 21/01/2021/ 16:01:46
Padre Osvânio é leito Superior Provincial do Brasil e Região do Paraguai

Padre Osvânio é da  Congregação SSCC,  e deixa Patrocínio


O pároco da Paróquia São Damião de Molokai Osvânio Humberto Mariano, SS CC. foi eleito na tarde de quarta-feira,  20/01/21, o Superior Provincial do Brasil e Região do Paraguai.

A escolha foi feita durante o XI Capítulo Provincial, em Pindamonhangaba São Paulo.

O padre trabalhava como pároco da Paróquia São Damião de Molokai, além de exercer a função de Vigário Episcopal para a Vida Consagrada na Diocese de Patos de Minas.

A assembléia que elegeu Osvânio, começou na última segunda-feira, dia 18 e vai até o próximo sábado. Na tarde desta quarta-feira, os padres com direito a voto se reuniram para a eleição e escolheram o pároco de Patrocínio, que a partir de agora deixa a cidade e passa a morar em Belo Horizonte, na sede da Congregação, para cumprir um mandato de três anos.

Padre Osvânio de 56 anos, é filho de Terezinha e do saudoso José Mariano. Nasceu na cidade de Guimarânia/MG e é o filho o mais velho dos seis irmãos. Até os sete anos, a família morava na roça, foi quando então se mudaram para a cidade para que ele pudesse ir para a escola. Era de uma família muito pobre; o pai era lavrador e também trabalhava como marceneiro, a mãe, do lar.

“Nunca nos faltou a fé em Deus e o cultivo de uma espiritualidade bastante simples; reza do terço, novenas e principalmente a participação na eucaristia.”

Quanto à vocação, desde muito cedo, quando alguém o perguntava o que gostaria de ser quando fosse adulto, ele sempre respondia: “Quero ser padre!”. Mas, nesse período da infância e adolescência tudo transcorreu com muita naturalidade. Sempre que pensava em ir para o seminário, logo levava em consideração as condições financeiras da família, pois não tinha condição de contribuir, ele sendo o mais velho, precisava ajudar a família, como de fato fazia.

Começou a trabalhar aos dez anos: vendia picolé, trabalhava na banca de frutas e verduras e no bar. Uma das coisas importantes que ele destaca desse tempo e que, com certeza o ajudou no discernimento vocacional, foi o contato com as pessoas mais pobres. Como o pai era vicentino ele sempre o acompanhava nas reuniões e fazia as visitas aos assistidos.

Padre Osvânio conta que algo muito marcante para a tomada de decisão dele foi quando em 1980, o Papa João Paulo II veio a primeira vez ao Brasil, e houve uma ordenação de dezenas de padres no Rio de Janeiro. “Achei muito bonito, a partir daí comecei a manifestar para minha família e amigos que gostaria de ir para o seminário”, lembra ele.

Ele conta que conheceu um rapaz que já estava no seminário que o presenteou com um livro sobre a vida de São Damião de Molokai e que isso foi despertando nele o ardor missionário. Foi aí que acabou entrando na mesma congregação de São Damião.

Desde criança, o padre mantém uma grande devoção a Nossa Senhora de Fátima. Sua mãe sempre dizia que no dia do seu batismo (21/06/1964) ele foi consagrado a ela.

Na Vida Religiosa Sacerdotal Padre Osvânio sempre cultiva o ideal missionário.  O contato com os pobres sempre foi para ele uma experiência fundamental no sentido de renovar a consagração.


Fonte: Padre Eustáquio foto: Arquivo POL e Padre Eustáquio


Outras Notícias