Igreja

As orações de intercessão são realmente úteis?

Igreja 03/02/2020/ 15:00:04
As orações de intercessão são realmente úteis?

É claro que a oração não é um tipo de “poder” que o homem recebe de Deus. Orar não é recitar ou inventar uma espécie de “abracadabra” que permitiria moldar tudo de acordo com os nossos medos ou desejos. Nesse ponto, o ensinamento de Cristo é claro: “Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.” (Mt 6, 7). Por mais paradoxal que pareça, a oração não age em Deus, mas em nós.

Deus fica feliz quando oramos

São João da Cruz nos adverte: “devemos preferir o Deus das graças, às graças de Deus”. Com isso em mente, devemos ouvir as primeiras palavras de Jesus no quarto Evangelho. O que você está procurando? Estamos ansiosamente procurando por tantas coisas! Ele mesmo dá a resposta certa: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6:33). Isso também lança luz sobre o significado justo de nossas “intenções” de oração.

Podemos facilmente pedir a Deus mil coisas, tanto a respeito de questões vitais como quanto a detalhes minuciosos, desde que essas coisas tenham uma conexão direta ou indireta com a glória de Deus. Como Santo Agostinho disse no final de sua carta a Proba sobre a oração: “você pode pedir tudo, desde que esteja dentro dos pedidos do Pai Nosso”. A oração que Deus ouve é, finalmente a própria oração de Cristo, que se torna nossa: “Que seja feita a tua vontade!”. Por fim, para que possamos voltar à pergunta original: por que expressar nossos pedidos, já que o Pai Celestial sabe o que seus filhos precisam antes mesmo deles dizerem e, porque ele sempre quer dar o melhor a eles?

Podemos responder que esse Pai não é paternalista. Ele não quer nos salvar sem nós, muito menos a despeito de nós. Ele fica feliz quando a gota de água do nosso amor, do nosso engajamento, incluindo o nosso compromisso na oração, é adicionada. Ou ainda mais, se une ao poderoso rio da oração pura e perfeita do seu Filho amado. Quando oramos em Seu Nome, o Espírito intercede por nós segundo a vontade de Deus.

Padre Alain Bandelier


Aleteia

Outras Notícias