Igreja

Epifania: o dia em que os Reis Magos nos deram as chaves para uma oração completa

Igreja 06/01/2020/ 15:38:10
Epifania: o dia em que os Reis Magos nos deram as chaves para uma oração completa

Ouro define o rei, o incenso celebra o Deus, a mirra anuncia a sua morte. Estes dons trazidos a Jesus pelos Magos simbolizam os fundamentos de toda a oração.

A oração é real

Oração é incenso

E deixemos finalmente de fingir que o tempo destinado à oração é retirado aos cuidados do nosso próximo! Ninguém, nem mesmo a pessoa consagrada mais ativa, passa o dia inteiro se entregando ao seu próximo. Pelo contrário, é a pessoa consagrada que mais reza. Por outro lado, a oração afasta muitos momentos preciosos da solidão, da leveza da vida e do peso insuportável do ser.

A oração é como a mirra.

Que oração devemos oferecer a Deus?

Dependendo do dia, um ou outro presente será oferecido: ouro, incenso ou mirra. Na realidade, a pessoa que reza oferece um pouco de todos os três todos os dias. Os Magos são a alma cristã que adora a Criança. A adoração cristã não é um simples dever, o culto de uma religião que nos viu nascer. Ele nos marca com a cruz de Cristo. Isto explica a pressa dos Magos que vieram precisamente para adorar, explica também todos os Herodes do mundo, a quem algumas vezes nos parecemos, ou de quem devemos fugir indo por outro caminho que não seja o caminho para onde viemos.

Frei Thierry-Dominique Humbrech

Outras Notícias