Não é apenas São Longuinho que desempenha essa

Sabia que Santo Antônio também é invocado por quem quer encontrar objetos perdidos?


Muitos católicos costumam pedir a intercessão de Santo Antônio de Pádua para encontrar um objeto perdido. O motivo dessa tradição tem a ver com um livro que o santo perdeu durante a sua vida. A gente conta esta história! 

Quando estava em um mosteiro franciscano em Montpellier, Santo Antônio lecionava e pregava para seus companheiros. Ele sempre trazia consigo um livro de Salmos que continha anotações e comentários que ele usava para ensinar teologia a seus alunos.

Isso foi durante o século XIII, quando quase não existiam livros e os poucos que havia eram de difícil acesso. Seria muito difícil – ou mesmo impossível- para Santo Antônio substituir o livro se algum dia ele o perdesse. 

Acontece que um de seus alunos decidiu deixar a comunidade franciscana e, quando partiu, levou – talvez sem querer – o livro de Santo Antônio, que ficou profundamente angustiado, sem saber o que faria sem o livro. Ele não tinha ideia de onde esse jovem tinha ido e era quase impossível localizá-lo.

Santo Antônio, então, rezou para que o rapaz devolvesse o livro. Algum tempo depois, o jovem voltou ao mosteiro e trouxe o livro de volta, pedindo perdão. Ele também retornou aos franciscanos e Santo Antônio perdoou o noviço, exortando-o a nunca fazer algo assim novamente.

Esse mesmo livro é preservado no mosteiro franciscano de Bolonha, na Itália.

Após a morte de Santo Antônio, essa história se tornou uma “lenda” e se espalhou mundo afora. Ele, então, se tornou conhecido como um poderoso intercessor para coisas perdidas e sua reputação só cresceu com o passar dos anos.


Aleteia

Outras Notícias

Está quase pronta a estátua da Virgem Maria mais alta do mundo

Obra do escultor filipino Eduardo De Los Santos Castrillo, o monumento-escultura-santuário mariano Mãe de Toda a...

Oração poderosa a Santa Edwiges para pagar dívidas

Endividar-se vai muito além de pagar em parcelas, resultando em uma impotência para conseguir salda-las. E a ora...

Quem são os santos padroeiros dos professores?

Sendo o dia dos professores comemorado no Brasil em 15 de outubro, a sua principal padroeira é a própria santa do dia...

O cachorro que espera a oração de ação de graças para comer

Recentemente, o Pe. Cédric Lafontaine, sacerdote da Comunidade de São Martinho, que pertence à diocese de Amiens, na ...

Mais de 170 mil devotos são esperados em Aparecida no Dia da Padroeira

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) deve receber mais de 170 mil romeiros neste sábado, 12, dia da Padroeira do Br...

10/10 - Não, a velhice não é um naufrágio!

Hoje em dia não são só as mulheres que querem parecer mais jovens. Os homens também estão tentando manter a ilusão da...