Igreja

As metas religiosas de Bolsonaro

Igreja 04/01/2019/ 14:04:40
As metas religiosas de Bolsonaro


Prezado(a) leitor(a), Jair Messias Bolsonaro, presidente da República, é, dentre os últimos chefes do Executivo, o que mais tem metas próximas da Doutrina Católica, ainda que alguns fiéis digam sentir “vergonha” do novo presidente. Cabe-nos, de modo breve, examinar a questão de perto.

Comecemos pela sensação de vergonha. Se ela existe, é fruto da omissão de não poucos católicos brasileiros, segundo o Pe. Dr. Luiz Carlos Lodi da Cruz, do Pró Vida Anápolis (GO), ao escrever que a Providência Divina é soberanamente livre para escolher seus instrumentos. ‘Ao Senhor nosso Deus a justiça, mas a nós a vergonha no rosto’ (Br 2,15). Vergonhoso para nós não é a ascensão de Bolsonaro. Vergonhoso é que entre os que professam a fé católica não se tenha encontrado nenhum outro político com a coragem dele. Enfim, em tudo Deus seja louvado” (O messias brasileiro? Aborto: faça alguma coisa pela vida. Boletim 232, 05/10/18). Isso posto, destaquemos quatro pontos positivos nas metas do novo presidente.

O primeiro tópico é o potente não ao socialismo. O Papa Pio XI declarou, em 15/05/1931, na Encíclica Quadragesimo Anno, que “o socialismo, quer se considere como doutrina, quer como fato histórico, ou como ‘ação’, se é verdadeiro socialismo, mesmo depois de se aproximar da verdade e da justiça, não pode conciliar-se com a doutrina católica, pois concebe a sociedade de modo completamente avesso à verdade cristã” (s/n). Dom Estevão Bettencourt, OSB, esclarece que “o Não dito por Pio XI, em 1931, é válido até hoje na medida em que o Socialismo conserva até nossos dias a identidade que ele tinha naquela época” (Curso de Doutrina Social da Igreja. Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, 1992, p. 168).

O segundo é a luta pelo “Estado mínimo” para dar espaço à iniciativa privada. Isso, na Doutrina Social da Igreja, é o chamado princípio de subsidiariedade. Que é ele? – Assim bem sintetiza o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica: “Este princípio indica que uma sociedade de ordem superior não deve assumir uma tarefa que diga respeito a uma sociedade de ordem inferior, privando-a das suas competências, mas deve, antes, apoiá-la em caso de necessidade” (n. 403). Só um Estado com viés ideológico autoritário, como a Venezuela, sufoca, cada vez mais, a livre iniciativa a fim de – estatizando tudo – ter cada um dos cidadãos como seus miseráveis e famintos escravos.

O terceiro é o não à ideologia de gênero. A palavra gênero substitui – por uma ardilosa e bem planejada manipulação da linguagem – o termo sexo. Tal substituição não se dá, porém, como um sinônimo, mas, sim, como um vocábulo novo capaz de implantar na mente e nos costumes das pessoas conceitos e práticas inimagináveis. Nesse modelo inovador de sociedade, não existiria mais homem e mulher distintos segundo a natureza, mas, ao contrário, só haveria um ser humano neutro ou indefinido que a sociedade – e não o próprio sujeito – faria ser homem ou mulher, segundo as funções que lhes oferecer. Se é a sociedade quem cria o homem e a mulher e não a natureza, será preciso forjar um novo modelo educacional no qual os comportamentos específicos das meninas vá sendo assimilado pelos meninos (e vice-versa) desde a mais tenra idade.

O quarto é a promoção da legítima defesa. A Igreja apoia o direito natural à legítima defesa. Alguém pode, às vezes, ter de desferir um golpe fatal no injusto agressor para preservar a própria vida. Em suma, a doutrina católica diz que: 1. Quem mata em legítima defesa não comete pecado de homicídio, pois o injusto agressor é quem, no caso, procurou a própria morte ao tentar, de modo censurável, tirar a vida do outro. 2. Só cometerá pecado aquele que extrapolar sua ação na legítima defesa (um tiro bastava para conter o agressor, mas ele lhe fez dez disparos, por exemplo). 3. Quem mata em legítima defesa, se depender apenas desse ponto para ganhar o céu, pode trazer a firme esperança de sua salvação, pois tem “ficha limpa” diante de Deus. 4. Isso porque a própria vida é dom precioso de Deus a ser defendido (cf. Catecismo da Igreja Católica n. 2263-2265).

Eis alguns pontos nos quais Bolsonaro muito se aproxima da Doutrina Católica.

Outras Notícias