Igreja

2018 foi o segundo ano com o maior número de romeiros em Aparecida

Igreja 04/01/2019/ 14:01:22
2018 foi o segundo ano com o maior número de romeiros em Aparecida


O Santuário Nacional de Aparecida divulgou os dados da movimentação de peregrinos no local em 2018. De acordo com as estatísticas, mais de 12,6 milhões de peregrinos passaram pela casa da padroeira do Brasil durante o ano passado.

Os números colocam 2018 como o segundo ano mais movimentado da história do santuário, ficando atrás apenas de 2017, quando a Igreja celebrou os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. “Houve um crescimento de pelo menos 500 mil fiéis em relação aos anos anteriores ao Tricentenário”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

O mês mais movimentado do ano foi setembro, quando mais de 1,4 milhão de fiéis passaram pelo Santuário. A cifra representou um aumento de quase 100 mil peregrinos no mesmo período, em comparação com o ano anterior. Já o mês de menor visitação ao Santuário foi fevereiro, com o registro de cerca de 760 mil devotos. Mesmo com este número, o segundo mês de 2018 registrou um aumento de quase 45 mil pessoas em relação a 2017.

O crescimento no mês pode ser explicado devido à presença de grandesperegrinações, que aproveitam o período menos movimentado para realizar suas atividades. A Romaria do Terço dos Homens, por exemplo, maior grupo registrado em 2018, bateu recorde de participantes, trazendo mais de 70 mil homens ao Santuário de Aparecida, no dia 17 de fevereiro.Leia também:


Entretanto, foi em novembro que o Santuário acolheu o maior público do ano em dias únicos. O dia 10 deste mês foi o mais movimentado de 2018. Na data, quase 173 mil pessoas marcaram presença no maior templo mariano do mundo. O dia 25 do mesmo mês também registrou alto número de peregrinos, com a presença de quase 164 mil pessoas, se configurando como o segundo dia mais cheio do ano na Basílica Nacional.

Já o dia 12 de outubro, feriado da Padroeira do Brasil, foi o terceiro dia mais movimentado de 2018 em Aparecida. Na data, foram contabilizados cerca de 160 mil romeiros, que participaram das celebrações em honra à Nossa Senhora Aparecida.

Os indicadores contribuíram ainda para que o maior fluxo de pessoas no período fosse registrado no segundo semestre. Mais de 63% da cifra anual foi contabilizada apenas neste período.


Com informações de A12.com

Outras Notícias