Locais

Secretaria de Saúde e Clubes de Serviços entram na Luta Contra o Câncer Infantil

Locais 28/11/2018/ 10:22:05
Secretaria de Saúde e Clubes de Serviços entram na Luta Contra o Câncer Infantil

Com o apoio do Governo Municipal através da Secretaria de Saúde, o Rotary Clube Patrocínio e Lions Lilia Brandão, estão distribuindo desde o início dessa semana, milhares de panfletos com o tema: “Alertas e Sintomas do Câncer Pediátrico”. O material está sendo distribuído em todas as Unidades Básicas de Saúde, Centro Viva Vida, Policlínica entre outras tanto na cidade quanto na zona rural. Segundo Heloisa Rocha e Beatriz Nunes Silveira, presidente dos respectivos clubes de serviços, salientam que o material chama atenção da população para alguns sintomas que podem ser um sinal de que a criança e o adolescente possam estar com algum tipo de câncer que, se tratado precocemente, tem altos índices de cura.

Combater

Em algumas casas, os vilões saem da TV e invadem a vida de muitas famílias. É o caso de quem enfrenta o diagnóstico do câncer infantil que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode ter afetar cerca de 15 mil crianças brasileiras nesse ano de 2018. Por ser capaz de aumentar as chances de cura em até 75%, a detecção precoce é considerada uma das principais armas no combate a esse mal.

Um dos objetivos das ações é alertar pais e até mesmo a comunidade médica, para a importância de reconhecer os sintomas da neoplasia o quanto antes, já que muitas vezes eles podem ser confundidos com outros problemas freqüentes nessa fase da vida. Entre os tipos mais comuns da doença em crianças, está a leucemia linfoblástica aguda – neoplasia de glóbulos brancos – como o câncer infantil mais freqüente. Em geral, o paciente com leucemia pode apresentar febre, palidez, cansaço e manchas arroxeadas pelo corpo, dentre outros, adianta os especialistas. Estar atento a estes sinais é o primeiro passo para a identificação do câncer e, ainda, para a escolha do melhor tratamento. Abaixo, a especialista lista os principais sinais e sintomas da leucemia infantil.

 

  1. Fadiga, fraqueza e palidez;
  2. Febre e infecção;
  3. Dor nos ossos ou nas articulações;
  4. Inchaço no abdome;
  5. Perda de apetite e emagrecimento;
  6. Aumento dos linfonodos;
  7. Tosse ou dificuldade para respirar;
  8. Inchaço no rosto e braços;
  9. Dor de cabeça, convulsões e vômitos;
  10. Erupções cutâneas e problemas de gengiva.

 

 Assessoria de Comunicação/PMP/Luiz Cabral/foto ilustração

Outras Notícias