Embora fosse qualificado, Francisco escolheu permanecer como diácono e não progredir para o sacerdócio

Por que São Francisco de Assis não foi ordenado padre?


É comum que muita gente pense que São Francisco de Assis, como fundador dos franciscanos, tenha sido padre. Mas ele não foi! 

Entretanto, durante toda a sua vida, Francisco demonstrou muito respeito aos sacerdotes. Na biografia de Tomás de Celano, está escrito que ele frequentemente beijava as mãos dos padres, honrando a especial consagração que eles receberam no dia da ordenação. Francisco tinha uma devoção especial à Sagrada Eucaristia e reverenciava com veemência as mãos que diariamente tocavam a Hóstia Sagrada.

O “Santo Pobrezinho”  frequentemente dizia: “Se eu vir um anjo e um sacerdote, dobraria meu joelho primeiro ao sacerdote e depois ao anjo”. Ele sabia que os padres foram designados por Deus para um propósito especial.

Para ajudar a entender sua reverência pelo sacerdócio, a Enciclopédia Católica resume o amor de Francisco à Eucaristia e como isso pode ter levado à sua decisão de não se tornar padre: 

“ O mistério da Sagrada Eucaristia, sendo uma extensão da Paixão, ocupou um lugar preponderante na vida de Francisco, e ele não tinha nada mais a ver com isso além do culto ao Santíssimo Sacramento. Aqui vemos apenas o franciscano conjurando o clero para mostrar o respeito adequado por tudo relacionado com o sacrifício da Missa. Mas também o vemos varrendo igrejas pobres, procurando vasos sagrados para elas e providenciando-lhes pães de altar feitos por ele mesmo . Tão grande, de fato, era a reverência de Francisco pelo sacerdócio, por causa de sua relação com o Sacramento, que em sua humildade ele nunca se atreveu a aspirar a essa dignidade”. 

Enfim, apesar de São Francisco ter sido qualificado para ser ordenado sacerdote, ele nunca foi. Em sua humildade,  sentia-se indigno de subir os degraus do altar e invocar o poder de Deus para realizar o milagre da Santa Eucaristia.


Aleteia

Outras Notícias

Pela 2ª vez na história: hoje é dia dos Santos Pastorinhos de Fátima!

Os pastorinhos Francisco e Jacinta eram os dois mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia ...

Exorcista alerta sobre os perigos de “falar” com os mortos

O Padre Pedro Paulo Alexandre é um dos exorcistas mais conhecidos do Brasil. Ele pertence à Diocese de Florianópolis ...

Para pedir a graça da cura do câncer: oração ao santo que carregou essa mesma cruz

Ocâncer é uma das cruzes mais pesadas que se conhecem e um dos maiores mistérios que Deus permite em n...

“Vovó Peregrina” de 95 anos chega à Basílica de Nazaré após 30 dias de caminhada

A ACI Digital publicou na última sexta-feira, 15 de fevereiro, uma detalhada matéria sobre a “Vovó Peregrin...

“A Paixão de Cristo”: segunda parte, “A Ressurreição”, pode estrear ainda em 2019

O astro Jim Caviezel, intérprete de Jesus Cristo no aclamado filme “A Paixão de Cristo”, de 2004, info...

São Valentim: por que o dia dos namorados na maioria dos países é 14/02?

A festa de São Valentim, celebrada em 14 de fevereiro, equivalente ao Dia dos Namorados na maioria dos países. O Bras...