Embora fosse qualificado, Francisco escolheu permanecer como diácono e não progredir para o sacerdócio

Por que São Francisco de Assis não foi ordenado padre?


É comum que muita gente pense que São Francisco de Assis, como fundador dos franciscanos, tenha sido padre. Mas ele não foi! 

Entretanto, durante toda a sua vida, Francisco demonstrou muito respeito aos sacerdotes. Na biografia de Tomás de Celano, está escrito que ele frequentemente beijava as mãos dos padres, honrando a especial consagração que eles receberam no dia da ordenação. Francisco tinha uma devoção especial à Sagrada Eucaristia e reverenciava com veemência as mãos que diariamente tocavam a Hóstia Sagrada.

O “Santo Pobrezinho”  frequentemente dizia: “Se eu vir um anjo e um sacerdote, dobraria meu joelho primeiro ao sacerdote e depois ao anjo”. Ele sabia que os padres foram designados por Deus para um propósito especial.

Para ajudar a entender sua reverência pelo sacerdócio, a Enciclopédia Católica resume o amor de Francisco à Eucaristia e como isso pode ter levado à sua decisão de não se tornar padre: 

“ O mistério da Sagrada Eucaristia, sendo uma extensão da Paixão, ocupou um lugar preponderante na vida de Francisco, e ele não tinha nada mais a ver com isso além do culto ao Santíssimo Sacramento. Aqui vemos apenas o franciscano conjurando o clero para mostrar o respeito adequado por tudo relacionado com o sacrifício da Missa. Mas também o vemos varrendo igrejas pobres, procurando vasos sagrados para elas e providenciando-lhes pães de altar feitos por ele mesmo . Tão grande, de fato, era a reverência de Francisco pelo sacerdócio, por causa de sua relação com o Sacramento, que em sua humildade ele nunca se atreveu a aspirar a essa dignidade”. 

Enfim, apesar de São Francisco ter sido qualificado para ser ordenado sacerdote, ele nunca foi. Em sua humildade,  sentia-se indigno de subir os degraus do altar e invocar o poder de Deus para realizar o milagre da Santa Eucaristia.


Aleteia

Outras Notícias

Pronto para vir ao Brasil, o maior sino do mundo, será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno

Batizado de “Vox Patris”, o sino será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, que está em construção em Goi...

Pe. Reginaldo Manzotti: como ter sucesso em sua vida espiritual

Se quisermos ser bem-sucedidos em nossos objetivos precisamos de disciplina. É necessário organizar nossa vida, ...

A basílica que tem o maior número de relíquias (depois do Vaticano)

As origens da Basílica de São Saturnino (ou São Sernin) remontam ao século III, época do martírio de São Saturnino, o...

“Senhor carteiro, pode levar esta carta para o meu papai no céu?”

O Royal Mail, serviço de correios do Reino Unido, recebeu de um menino da Escócia o seguinte pedido:“Sr. Ca...

Papa Francisco: o importante do Advento é encontrar Jesus, guiados por Maria

No bom propósito de aprofundar ao máximo na vida espiritual ao longo deste Advento, retomamos alguns pensamentos...

O garotinho mudo que roubou a cena na Audiência Geral do Papa

“Desejemos um coração novo”. Foi o convite do Papa Francisco para que vivamos como crianças “livres” diante do Pai. M...