Igreja

Campanha para derrubar o Papa Francisco

Igreja 29/08/2018/ 08:44:50
Campanha para derrubar o Papa Francisco

Agora minhas dúvidas se dissiparam: há mesmo uma campanha orquestrada para desmoralizar, desestabilizar e, se possível, derrubar o Papa Francisco. E ela parte de dentro da própria Igreja Católica, com ajuda de uma parte da mídia.

Nos últimos tempos vem se avolumando a série de denúncias sobre abusos sexuais de prelados da Igreja Católica, notadamente referentes a casos de pedofilia. Mais recentemente, avultaram-se casos nos Estados Unidos, no Chile, na Austrália e na Irlanda, país que o Papa acabou de visitar. São casos que ocorreram durante décadas. Mas cada vez mais jogam-se as denúncias no colo do Papa, exigindo soluções imediatas para um problema crônico e persistente.

A campanha atingiu um novo patamar com a divulgação de carta do arcebispo Carlo Maria Viganò, um conhecido militante das causas reacionárias e da homofobia dentro da Igreja, em que ele acusa o Papa de omissão e de acobertamento diante das denúncias de pedofilia. Viganò desempenhou funções diplomáticas do Vaticano junto aos Estados Unidos, de onde partem muitas das tentativas de desestabilizar Francisco. A carta foi divulgada em várias mídias, e foi estrategicamente publicada durante a visita do Papa à Irlanda, país em que se avolumaram recentemente as denúncias contra os abusos sexuais dentro da Igreja. Numa atitude inédita na história da Igreja, segundo historiadores especializados, Viganò pede a renúncia do Papa.

Para finalizar, não é à toa que Francisco nunca come sozinho, nem durma nos aposentos papais, mas na casa de hóspedes do Vaticano. A sombra de João Paulo I paira entre os desvãos secretos da Santa Sé.

Outras Notícias