Formação

Carta às mulheres que amamentam

Formação 27/08/2018/ 11:14:24
Carta às mulheres que amamentam


Queridas mamães, 

São três horas da manhã e eu escrevo com os olhos cheios de sono e cansaço, mas algumas palavras nascem somente na escuridão, no silêncio. Acabei de dar o peito à minha bebê, que, depois de ser alimentada, dormiu novamente. 

Eu a vejo dormir com os braços abertos (como se estivesse rezando o Pai Nosso) e com a boca suja de leite – à luz da minha luminária de mesa mais parece brilho do que sujeira. 

Pelo WhatsApp me enviaram uma linda poesia sobre a lactância. Por isso, resolvi escrever-lhes. 

Minha filha tem cinco meses e dar o peito a ela, para mim, é maravilhoso. Mas os dias têm sido muito cansativos, ainda estou sentindo uma fraqueza como nos primeiros dias de vida dela. 

Minha mãe já me alertava: “Dar o peito cansa, você tem que descansar”. Quantas de vocês estão vivendo estes momentos tão belos e tão cansativos?

Tem dias em que eu me sinto vazia, sem forças, sem energia. Mas graças a Deus minha filha está cada vez mais forte, sugando o melhor de mim.

Na última consulta, o pediatra me disse: “Parabéns, senhora, a menina está crescendo e está muito bem. Só no seu leite, né? Muito bem!”. As palavras me fizeram sentir muito orgulhosa de mim mesma. 

Pensei: “Ela está crescendo com o meu leite. Que importa se eu devo perder mais alguns quilos, se sinto fome, se tenho uma sede louca? Ela está crescendo alimentada por mim”. 

Queridas mamães que dão o peito: seus filhos estão crescendo graças a vocês, que não conhecem horários, programas, que se doam sem descanso, em qualquer lugar, a qualquer hora. Quero dizer-lhes: Muito bem! Vocês são muito fortes! 

Antes do nascimento da minha filha, participei de um curso com uma obstetra de grande experiência, mas também muito irônica e doce (obrigada, Mimma), que nos deu conselhos valiosos. 

Quero mencionar alguns. Espero que sejam úteis às mamães e futuras mamães: 

  1. Não tenha uma balança em casa. Se tiver, você correrá o risco de se tornar uma mãe obsessiva, pesando sempre a criança antes e depois de amamentação-la;
  2. Amamentar é importante, é um gesto único, prático, econômico e saudável. Em seu peito, o bebê encontra alimento, consolo, segurança e amor. Ao amamentar, a mãe e o bebê se conhecem dia após dia. Junto ao leite passam pensamentos, sentimentos, sonhos; 
  3. É importante que a criança pegue bem o peito. Se no primeiro momento você tiver alguma dificuldade ou dor, não desanime. Peça ajuda ao obstetra e insista. Você deve se lembrar que não existe outra substância mais nutritiva para o bebê;
  4. Sempre vai ter uma amiga ou parente para te dizer: “Certeza que você tem leite? Seu leite parece fraco”. Isso é tudo bobagem. O leite materno é super energético e o seu corpo produz a quantidade necessária para o seu filho. Mas, se te parece pouco, descanse, beba muita água e ofereça sempre o peito. Tenha confiança em si mesma. Você deu à luz, seu corpo te deu provas de um poder extraordinário;
  5. Amamente sob demanda, sem olhar o relógio nem dar bola para quem te reprova. Siga o seu instinto; 
  6. Coloque-se em uma posição confortável para amamentar e nunca se esqueça de ter uma garrafa de água por perto;
  7. Amamente onde você estiver: na rua, no supermercado, na igreja. Você está alimentando o seu filho, ninguém ficará escandalizado por isso.

Lembre-se sempre de ser grata pelo dom da maternidade e da lactância. Há muitas mulheres que, por motivos diversos, não conseguem ter o privilégio de amamentar. 


aleteia

Outras Notícias