Locais

Vacinação contra paralisia infantil acontece a partir de segunda-feira

Locais 06/08/2018/ 12:25:55
Vacinação contra paralisia infantil acontece a partir de segunda-feira

A partir dessa segunda-feira, dia 6 de agosto, crianças com idade entre 1ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser levadas pelos pais ou responsáveis auma das 16 salas de vacinação das unidades de saúde do município, no horário de8h às 11 e 13h às 16h30, para receberem uma dose da vacina contra apoliomielite e o sarampo, independente da situação vacinal prévia.

Durante toda a semana as equipes de saúde do município acompanhadas do“Zé Gotinha” e da “Maria Gotinha” visitaram todas as escolas e centros deeducação infantil da cidade chamando à atenção para a importância daimunização.

Duração

A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá oDia D de mobilização, em todas as salas de vacinação das Unidades de Saúde dacidade, entre 08 às 17 horas. Para o dia D, a Secretaria Municipal de Saúdefirmou uma parceria com os três Rotary’s da cidade, e estão sendo preparadasvárias surpresas para as crianças que comparecerem às unidades.

SemRegistro de Casos

O Secretário Municipal de Saúde Humberto Donizete Ferreira - Bebéesclarece que em Patrocínio, não foi registrado nenhum caso de sarampo. “Porémo vírus da doença foi novamente reintroduzido no país com a chegada em massa devenezuelanos que tem entrado no Brasil a partir do Estado de Roraima, ondevários casos já foram registrados, inclusive com óbitos, além de outros casosnos Estados do Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro e por isso estamos emalerta”, salientou.

Quemdeve ser vacinado?

Crianças com idade entre 12 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias devemtomar as vacinas. As que já foram imunizadas precisam fazer o reforço com avacina tríplice viral e a gotinha contra a pólio. Na população de 5 a 29 anosque não são vacinadas serão ministradas duas doses da vacina contra sarampo,com intervalo de trinta dias. Em adultos de 30 a 49 anos, apenas uma dose dessavacina será aplicada.

Transmissão

O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode levar a morte se nãotratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento nonariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumoniae convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ourespiração. A única forma de prevenção é a vacina. Já a poliomielite, tambémconhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta osistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

ASCOM/PMP – União e Trabalho
Outras Notícias