Gerais

Casos de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo; campanha nacional de vacinação será em agosto

Gerais 18/07/2018/ 11:57:13
Casos de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo; campanha nacional de vacinação será em agosto

A Organização Mundial da Saúde alerta: os casos de sarampo e poliomieliteaumentaram em todo o mundo. De acordo com estimativas da entidade, foram maisde 173 mil e 300 casos de sarampo em 2017, um aumento de cerca de 41 mil casosda doença, na comparação com 2016.

Também em 2017, 96 pessoas foram diagnosticadas com poliomielite em todoo mundo, 54 casos a mais do que no ano anterior. Na avaliação da OMS, a quedana imunização de crianças está ligada ao aumento dos casos dessas duas doenças.

Em todo o mundo, 85 em cada 100 crianças foram vacinadas com a primeiradose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida, e 67 por centoreceberam uma segunda dose. O índice ficou abaixo do recomendado pelaOrganização, que é de pelo menos 95 por cento de crianças imunizadas paraevitar surtos da doença.

No Brasil, a situação também tem preocupado as autoridades de saúde. Noano passado, o índice de cobertura de vacinação de crianças foi o menor dosúltimos 16 anos.

E foi a vacina Tetra Viral que apresentou o menor índice de cobertura:somente cerca de 70 em cada cem crianças receberam a dose que imuniza contrasarampo, caxumba, rubeóla e varicela. Já o índice de cobertura contra apoliomielite ficou em 77% no Brasil em 2017, sendo que em 312 municípios dopaís, segundo o Ministério da Saúde, nem metade das crianças menores de um anofoi vacinada.

Vale lembrar que a campanha nacional de vacinação contra o sarampo epoliomielite já tem data definida. Será realizada de 6 e 31 de agosto.

O Dia D de mobilização nacional será no dia 18, um sábado,

Deve receber a dose toda a criança que tiver de um ano até 4 anos 11meses e 29 dias.

Agência Rádio 2
Outras Notícias