Gerais

Pesquisa mostra que mais de um quarto dos eleitores votariam nulo ou em branco para presidente

Gerais 16/07/2018/ 12:29:27
Pesquisa mostra que mais de um quarto dos eleitores votariam nulo ou em branco para presidente

Foi divulgada na sexta-feira (13) uma nova pesquisa com a intenção devoto dos pré-candidatos à Presidência da República. A pesquisa, encomendadapela XP Investimentos, foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais,Políticas e Econômicas, o Ipespe, entre os dias 9 e 11 de julho. Em três dosquatro cenários pesquisados, o percentual de votos nulos ou brancos é superiorao de qualquer pré-candidato.

Na opinião do cientista político Christian Lohbauer, isso prova que aseleições deste ano permanecem indefinidas.

“Qualquer pessoa que der alguma indicação de que sabe o que vaiacontecer, não sabe. É falso. Essa eleição está totalmente aberta, vale avitória para qualquer um dos candidatos que teria alguma chance”.

A pesquisa analisou quatro cenários. Em todos eles, menos no que oex-presidente Lula é considerado candidato, o pré-candidato pelo PSL, JairBolsonaro, lidera as intenções de voto. Também nestes cenários, a maioria dosentrevistados declarou que seus votos seriam em branco ou nulos.

No primeiro cenário, sem a presença de candidatos do PT, os votos brancosou nulos representam 27%. Jair Bolsonaro aparece com 23%, seguido de MarinaSilva com 13, Ciro Gomes com 9, e Geraldo Alckmin com 8%.

No segundo cenário, com Fernando Haddad como candidato pelo PT - semapoio de Lula - os votos nulos ou brancos continuaram com 27%. Em seguida, JairBolsonaro se mantém na primeira colocação, com 24%, seguido de Marina Silva,com 14%. Ciro Gomes e Geraldo Alckmin permaneceram com nove e oito pontospercentuais, respectivamente. Neste cenário, quem se destaca também é opré-candidato Henrique Meirelles - que triplicou as intenções de votos nasúltimas semanas, chegando a 3% das intenções.

O cenário muda quando o ex-presidente Lula é considerado candidato. Nestasituação, Lula lidera a pesquisa, com 30% da preferência dos entrevistados. Emseguida aparece Jair Bolsonaro com 20%. Os votos brancos e nulos representam13% da preferência dos eleitores. Em seguida, Marina Silva aparece com 10%,seguida de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes com 7% cada.

No entanto, para o cientista político Christian Lohbauer, a chance doex-presidente ser candidato é nula.

“Olha, eu tenho uma opinião muito, talvez, fora da curva em relação àcandidatura do ex-presidente. Eu acho que as chances do ex-presidente sercandidato é zero. Eu nem entendo porquê que se insiste tanto na mídia em geralde colocar ele nas pesquisas”.

O quarto cenário analisado pelo Ipesp coloca Fernando Haddad comocandidato do PT com o apoio do ex-presidente Lula. Nessa situação, os votosnulos ou brancos foram citados por 25% dos entrevistados. Jair Bolsonaroaparece com 21%, seguido de Haddad, com 12%, Marina Silva com 11 e Ciro Gomescom 8%.

Segundo a pesquisa, na última eleição, 51% dos entrevistados definiram osseus votos para presidente após o início do período de campanhas no rádio e natelevisão. Apenas 39% dos eleitores afirmaram ter escolhido seus candidatosantes disto.

Agência do Rádio

Outras Notícias