Locais

Realizada Audiência Pública sobre SAMU

Locais 12/07/2018/ 12:26:34
Realizada Audiência Pública sobre SAMU

Em Audiência Pública realizada na noite de ontem (10), no AuditórioGeraldo Campos, representantes da Prefeitura e do CISTRI - Consórcio PúblicoIntermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião doTriângulo do Norte apresentaram a população um balanço da primeira semana defuncionamento do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Patrocínioe na região, além de esclarecerem dúvidas a respeito do serviço.

O Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira – Bebé, quena oportunidade representou o Prefeito de Patrocínio Deiró Marra, apontoudiversas situações beneficiadas com a implantação do serviço. “Com o SAMU empleno funcionamento, temos a certeza que todos os esforços para sua vindavaleram a pena, pois já nessa primeira semana, pudemos acompanhar casos quecomprovam que o serviço oferece meios de agilizar os trâmites para os casos deurgência e emergência” ressaltou o Secretário.

Também presente na Audiência, o Prefeito de Capinópolis, CleidimarZanotto, que integra o Comitê de Avaliação do Serviço, explicou sobre a fase deadaptação. “Hoje estive em Uberlândia para uma reunião de balanço dessaprimeira semana, e nesse momento de implantação precisamos do apoio dapopulação a fim de se corrigir falhas, para que a cada dia o serviço sejaprestado com mais qualidade e agilidade” afirmou.

A Coordenadora da Atenção à Saúde da Prefeitura de Patrocínio, NoilmaPassos, fez uma apresentação onde detalhou o funcionamento do serviço desde aCentral de Regulação em Uberlândia até o atendimento prestado pelas Unidades deResgate, informando quais cidades integram a Região Ampliada de Saúde TriânguloNorte, explicando quais são os casos em que o serviço deve ser acionado eapresentando os números de atendimentos nessa primeira semana.

Segundo Noilma, “de 3 a 9 de julho foram registrados pela Central deRegulação 1995 ligações, sendo desses 1,05% consideradas trote, 9,22%orientações médicas, 46,17% orientações não medicas, 22,51% houve queda deligação e 21,05% resultaram em saída das unidades. Somente na região atendidapela base de Patrocínio, foram registradas 50 saídas de ambulância,  14 orientações médicas e 2 saídas deambulância sem atendimento”.

Ao final, a população pode manifestar suas dúvidas que foram respondidascoletivamente por Noilma Passos, pelo Secretário Bebé, pelo Prefeito Cleidimar,pela Assessora de Comunicação do CISTRI, Priscila Barros, e pela técnica deenfermagem do SAMU, Karla Helena. Ainda diversos canais foram disponibilizadospara esclarecimentos, como a Ouvidoria Municipal pelo 0800 940 1825, aSecretaria Municipal de Saúde, ou mesmo através do 192.

O apoio da população é fundamental paradisseminação do serviço e para conscientização de que não se deve passar trote,pois além de ser crime, alguma vida pode deixar de ser atendida.   
Outras Notícias