Realizada Audiência Pública sobre SAMU

Em Audiência Pública realizada na noite de ontem (10), no AuditórioGeraldo Campos, representantes da Prefeitura e do CISTRI - Consórcio PúblicoIntermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião doTriângulo do Norte apresentaram a população um balanço da primeira semana defuncionamento do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Patrocínioe na região, além de esclarecerem dúvidas a respeito do serviço.

O Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira – Bebé, quena oportunidade representou o Prefeito de Patrocínio Deiró Marra, apontoudiversas situações beneficiadas com a implantação do serviço. “Com o SAMU empleno funcionamento, temos a certeza que todos os esforços para sua vindavaleram a pena, pois já nessa primeira semana, pudemos acompanhar casos quecomprovam que o serviço oferece meios de agilizar os trâmites para os casos deurgência e emergência” ressaltou o Secretário.

Também presente na Audiência, o Prefeito de Capinópolis, CleidimarZanotto, que integra o Comitê de Avaliação do Serviço, explicou sobre a fase deadaptação. “Hoje estive em Uberlândia para uma reunião de balanço dessaprimeira semana, e nesse momento de implantação precisamos do apoio dapopulação a fim de se corrigir falhas, para que a cada dia o serviço sejaprestado com mais qualidade e agilidade” afirmou.

A Coordenadora da Atenção à Saúde da Prefeitura de Patrocínio, NoilmaPassos, fez uma apresentação onde detalhou o funcionamento do serviço desde aCentral de Regulação em Uberlândia até o atendimento prestado pelas Unidades deResgate, informando quais cidades integram a Região Ampliada de Saúde TriânguloNorte, explicando quais são os casos em que o serviço deve ser acionado eapresentando os números de atendimentos nessa primeira semana.

Segundo Noilma, “de 3 a 9 de julho foram registrados pela Central deRegulação 1995 ligações, sendo desses 1,05% consideradas trote, 9,22%orientações médicas, 46,17% orientações não medicas, 22,51% houve queda deligação e 21,05% resultaram em saída das unidades. Somente na região atendidapela base de Patrocínio, foram registradas 50 saídas de ambulância,  14 orientações médicas e 2 saídas deambulância sem atendimento”.

Ao final, a população pode manifestar suas dúvidas que foram respondidascoletivamente por Noilma Passos, pelo Secretário Bebé, pelo Prefeito Cleidimar,pela Assessora de Comunicação do CISTRI, Priscila Barros, e pela técnica deenfermagem do SAMU, Karla Helena. Ainda diversos canais foram disponibilizadospara esclarecimentos, como a Ouvidoria Municipal pelo 0800 940 1825, aSecretaria Municipal de Saúde, ou mesmo através do 192.

O apoio da população é fundamental paradisseminação do serviço e para conscientização de que não se deve passar trote,pois além de ser crime, alguma vida pode deixar de ser atendida.   

Outras Notícias

Funcionamento da repartições públicas municipais durante o feriado da Proclamação da República

Devido ao feriado nacional em comemoração à proclamação da república no Brasil, celebrado na próxima quinta-feira (15...

NOTA DE ESCLARECIMENTO - DAEPA

O Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio esclarece que no último final de semana (9 e 10)  as fortes chuvas...

Preparativos para Natal Encantado estão em ritmo acelerado

Segundo informações da Secretária Municipal de Cultura Eliane Ferreira Nunes, toda equipe da pasta está empenhada nos...

Secretaria de Desenvolvimento prepara pesquisa para construção de quadras no Jardim Sul

Atendendo a reivindicação dos moradores do Jardim Sul, o Governo Municipal está elaborando o projeto para construção ...

Conselho Municipal de Esportes é empossado pelo Prefeito Deiró Marra

O prefeito Deiró Marra empossou, ontem (29), os 20 representantes (entre titulares e suplentes), entre titulares...

Servidores Municipais foram homenageados pela Câmara Municipal de Patrocínio

Na noite da última quinta-feira (26) a Câmara Municipal de Patrocínio realizou em seu plenário a Sessão Solene de ent...