Igreja

Dê muita importância ao seu escapulário: ele é um seguro de salvação!

Igreja 27/06/2018/ 11:16:34
Dê muita importância ao seu escapulário: ele é um seguro de salvação!


Ele é um seguro de salvação: “Qualquer pessoa que morra com ele posto não sofrerá o fogo eterno”. Promessa de Maria Santíssima, feita no dia 16 de julho de 1251 a São Simão Stock.


Sim, falamos do escapulário, uma dádiva preciosa que a própria Virgem Santíssima nos trouxe do céu. “Usa-o devotamente e com perseverança”, diz ela a cada alma: “é o meu vestido. Usá-lo significa que estás continuamente a pensar em mim e que eu, de igual modo, estou sempre a pensar em ti, ajudando-te a assegurar a vida eterna”.


Santo Afonso Maria de Ligório comenta: “Assim como os homens ficam orgulhosos quando outros usam a sua insígnia, assim a Santíssima Virgem se alegra quando os seus filhos usam o escapulário como sinal de que se dedicam ao seu serviço e são membros da família da Mãe de Deus”.


Como ele, são vários os santos que usaram e recomendaram o uso do escapulário.


A verdadeira devoção a Maria consiste em veneração, confiança e amor. Mesmo sem ficar repetindo a Maria que a venera, a ama e confia nela, um fiel pode lhe “dizer” isto o tempo todo apenas usando o escapulário. O escapulário é, pois, um ato de oração!


Quando vestimos esta oração, Nossa Senhora nos atrai ao Coração Sacratíssimo do seu Divino Filho Jesus. Uma oração feita de coração enquanto se segura o próprio escapulário é especialmente poderosa, em particular nas horas de tentação: o espírito do mal fica desarmado quando alguém que usa o escapulário enfrenta a tentação chamando por Maria mediante a sua devoção silenciosa.


Talvez muitos católicos não saibam, mas é desejo e recomendação dos papas que seja usado de preferência o escapulário de tecido marrom, e que a medalha-escapulário o substitua somente se houver motivo suficiente. 


Aleteia

Outras Notícias