Festa, que começou no último dia 22 de junho, prossegue até 1º de julho. Esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste do Brasil

Romaria de Trindade bate recorde no primeiro fim de semana com 700 mil romeiros


O primeiro fim de semana da tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno registrou movimento acima do esperado em Trindade (GO). De acordo com a Polícia Militar, nos três primeiros dias passaram 700 mil pessoas pela Capital da Fé de Goiás. Para se ter uma ideia, essa estimativa de devotos é equivalente aos cinco primeiros dias do ano passado.

O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), instalado na Rodovia dos Romeiros, recebeu cerca de 80 mil pessoas, ultrapassando os números no mesmo período de 2017. No local, elas recebem lanche (leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água) e podem fazer uma pausa para descanso e, depois, prosseguir a caminhada. Já o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na entrada de Trindade, realizou aproximadamente 35 mil atendimentos.

O Espaço de Podologia, novidade no pátio do Santuário Basílica, realizou cerca de 800 atendimentos gratuitos no fim de semana. Os serviços oferecidos são intervenções curativas para melhorar o desconforto nos pés dos devotos.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais de 2 mil atendimentos nos diversos pontos de suporte espalhados pela cidade, porém não foram registradas ocorrências graves. Apenas procedimentos de rotina: alteração de pressão arterial, controle de febre, assistência voltada para os pés, entre outros.

Programação

Para 2018, a programação conta com 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões. Também são feitas vigílias, centenas de batizados e confissões, assim como a realização de desfiles e encontros tradicionais, desde os de carreiros, até cavaleiros e foliões. Além disso, o evento tem programações artísticas e culturas de entidades públicas e privadas envolvidas na Romaria.

A devoção começou em 1840 e, desde então, devotos percorrem a pé, de carro de boi, a cavalo, grandes distâncias para chegar ao município, peregrinos partem de outras localidades e até mesmo caravanas chegam de diferentes pontos do País.


Aleteia

Outras Notícias

Pela 2ª vez na história: hoje é dia dos Santos Pastorinhos de Fátima!

Os pastorinhos Francisco e Jacinta eram os dois mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia ...

Exorcista alerta sobre os perigos de “falar” com os mortos

O Padre Pedro Paulo Alexandre é um dos exorcistas mais conhecidos do Brasil. Ele pertence à Diocese de Florianópolis ...

Para pedir a graça da cura do câncer: oração ao santo que carregou essa mesma cruz

Ocâncer é uma das cruzes mais pesadas que se conhecem e um dos maiores mistérios que Deus permite em n...

“Vovó Peregrina” de 95 anos chega à Basílica de Nazaré após 30 dias de caminhada

A ACI Digital publicou na última sexta-feira, 15 de fevereiro, uma detalhada matéria sobre a “Vovó Peregrin...

“A Paixão de Cristo”: segunda parte, “A Ressurreição”, pode estrear ainda em 2019

O astro Jim Caviezel, intérprete de Jesus Cristo no aclamado filme “A Paixão de Cristo”, de 2004, info...

São Valentim: por que o dia dos namorados na maioria dos países é 14/02?

A festa de São Valentim, celebrada em 14 de fevereiro, equivalente ao Dia dos Namorados na maioria dos países. O Bras...