Igreja

Romaria de Trindade bate recorde no primeiro fim de semana com 700 mil romeiros

Igreja 25/06/2018/ 12:58:22
Romaria de Trindade bate recorde no primeiro fim de semana com 700 mil romeiros


O primeiro fim de semana da tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno registrou movimento acima do esperado em Trindade (GO). De acordo com a Polícia Militar, nos três primeiros dias passaram 700 mil pessoas pela Capital da Fé de Goiás. Para se ter uma ideia, essa estimativa de devotos é equivalente aos cinco primeiros dias do ano passado.

O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), instalado na Rodovia dos Romeiros, recebeu cerca de 80 mil pessoas, ultrapassando os números no mesmo período de 2017. No local, elas recebem lanche (leite puro ou com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água) e podem fazer uma pausa para descanso e, depois, prosseguir a caminhada. Já o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na entrada de Trindade, realizou aproximadamente 35 mil atendimentos.

O Espaço de Podologia, novidade no pátio do Santuário Basílica, realizou cerca de 800 atendimentos gratuitos no fim de semana. Os serviços oferecidos são intervenções curativas para melhorar o desconforto nos pés dos devotos.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais de 2 mil atendimentos nos diversos pontos de suporte espalhados pela cidade, porém não foram registradas ocorrências graves. Apenas procedimentos de rotina: alteração de pressão arterial, controle de febre, assistência voltada para os pés, entre outros.

Programação

Para 2018, a programação conta com 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões. Também são feitas vigílias, centenas de batizados e confissões, assim como a realização de desfiles e encontros tradicionais, desde os de carreiros, até cavaleiros e foliões. Além disso, o evento tem programações artísticas e culturas de entidades públicas e privadas envolvidas na Romaria.

A devoção começou em 1840 e, desde então, devotos percorrem a pé, de carro de boi, a cavalo, grandes distâncias para chegar ao município, peregrinos partem de outras localidades e até mesmo caravanas chegam de diferentes pontos do País.


Aleteia

Outras Notícias