Igreja

Santuário de Fátima lança projeto de voluntariado para jovens

Igreja 05/06/2018/ 14:24:00
Santuário de Fátima lança projeto de voluntariado para jovens

Entre os dias 9 de julho e 2 de setembro, jovens com idade entre 16 e 35 anos terão a oportunidade de viver uma experiência de voluntariado no Santuário de Fátima, em Portugal, inserida no projeto SETE.


De acordo com o Santuário, este projeto busca “permitir aos participantes penetrar na vivência do lugar e da sua mensagem, através de dinâmicas de acolhimento de peregrinos, do aprofundamento espiritual e da imersão no acontecimento de Fátima”.


Trata-se de um projeto cuja matriz se baseia na sétima aparição de Nossa Senhora à Lúcia, uma das videntes, em 15 de junho de 1921, explicam. Naquela ocasião, a jovem pastorinha estava “cheia e dúvidas hesitou entre a obediência ao bispo que lhe tinha pedido para partir para o Porto e o seu desejo de ficar junto dos familiares”.


Com esta divisão em seu coração, ela foi à Cova da Iria e novamente a Virgem lhe apareceu, como relatou mais tarde: “Assim solícita, mais uma vez desceste à terra, e foi então que senti a Tua mão amiga e maternal tocar-me no ombro; levantei o olhar e vi-Te, eras Tu, a Mãe bendita a dar-me a mão e a indicar-me o caminho; os Teus lábios descerraram-se e o doce timbre da tua voz restituiu a luz e a paz à minha alma: ‘Aqui estou pela sétima vez, vai, segue o caminho por onde o Senhor Bispo te quiser levar, essa é a vontade de Deus’”


Continua Ir. Lúcia ao narrar aquele episódio: “Repeti então o meu ‘sim’, agora bem mais consciente do que o do dia 13 de maio de 1917 e enquanto que de novo Te elevavas ao Céu, como num relance, passou-me pelo espírito toda a série de maravilhas que naquele mesmo lugar, havia apenas quatro anos, ali me tinha sido dado contemplar”.


Com base neste fato, o Santuário de Fátima assinala que “o projeto de uma vida começa a desenhar-se na juventude e, tal como Lúcia, são imensas as hesitações e as dúvidas que os jovens experimentam”.


“Do ponto de vista cristão – pontuam –, a grande descoberta é talvez que este projeto de uma vida toda se transfigura quando nos descobrimos parte de um projeto maior, o de Deus, projeto esse que em Fátima se diz ‘desígnios de misericórdia’”.


Nesse sentido, consideram que “recordar esta aparição é oferecer aos jovens uma chave de leitura para as suas vidas e para o nosso tempo”, sendo este o propósito do projeto SETE.


As inscrições para esta iniciativa do Santuário de Fátima pode ser feita para voluntariados de 7 ou 14 dias. Além disso, é possível se inscrever individualmente ou em grupos. Para os participantes, o alojamento, que fica a cargo do Santuário, será feito em uma parte da Casa de S. Bento Labre, especialmente reservada para voluntários.


Conforme explica o site do Santuário, cada turno começará com um período de introdução ao itinerário de imersão. Durante o tempo de voluntariado, os jovens serão chamados a tocar as múltiplas experiências de acolhimento, oração e partilha que se podem vivenciar na Cova da Iria.


Além disso, terá particular interesse o contato direto com os peregrinos, o toque com os mais frágeis, como idosos e pessoas com deficiência, e os momentos orantes. Os jovens entrarão numa dinâmica de aprofundamento espiritual, acompanhados pela equipa do Santuário.


As inscrições devem ser feitas até 15 dias antes do turno pretendido, através de um formulário disponível no site do Santuário de Fátima. Todas as dúvidas podem ser tratadas por meio do e-mail voluntarios@fatima.pt.

Outras Notícias