Igreja

Papa recebe participantes da Assembleia Geral das POM

Igreja 04/06/2018/ 14:48:08
Papa recebe participantes da Assembleia Geral das POM

Os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) de todos os continentes, junto com o presidente e os secretários-gerais das quatro Obras Missionárias, estão em Roma na Assembleia Geral Anual das POM e se encontraram com o Papa Francisco na tarde desta sexta-feira, 1º de junho. O grupo participou da missa concelebrada no altar da Cátedra na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Fernando Filoni.

A assembleia teve início no dia 28 de maio e os diretores e responsáveis pelas POM de diversos países receberam uma mensagem do Papa Francisco. O Brasil é representado pelo diretor nacional das POM, padre Maurício Jardim.

“O papa fala que o protagonista da missão é o Espírito Santo, sendo a principal tarefa das POM rezar pelas missões. É nosso papel estar nesta atitude de escuta, estando sempre numa posição de colaboração com a obra do Espírito. Além de rezar, também ajudar concretamente com as colaborações materiais às Igrejas mais necessitadas do mundo”, destacou.

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, fez o discurso de abertura. Dom Filoni destacou a proclamação do Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019, ressaltando que no coração deste mês missionário está a missão ad gentes, e que deve ser o centro de toda a Evangelização.

O cardeal também apresentou dois movimentos do missionário: a santidade como forma da vida cristã e a santidade como reforma de nossas estruturas, lembrando a mais nova carta apostólica do Papa Francisco, Gaudete et exsultate, em que a santidade é o ponto de partida.

Em seguida, o secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos e Presidente internacional das POM, dom Giovanni Pietro Dal Toso, explicou que as obras missionárias pertencem ao Papa e o significado de quem de quem participa é ajudar nesta missão pela solicitude das Igrejas do mundo inteiro.

Durante o encontro, a colombiana Yolanda Valero refletiu acerca da temática “Jovens espectadores ou protagonistas da missão”, tema que está em sintonia com o Sínodo da Juventude que acontece em outubro deste ano, no Vaticano.

“Neste tema da juventude, o Brasil tem uma grande contribuição devido ao nosso trabalho ligado à Obra da Propagação da Fé, da Juventude Missionária, na educação do adolescente e do jovem para ter esse coração missionário, um coração ad gentes”, ressaltou o padre Maurício.

O relatório final dessa assembleia foi apresentado pelo encarregado da administração das POM, mons. Charles Soldateschi. O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo às POM, cuja íntegra você confere a seguir.

Outras Notícias