Igreja

A missão amplia os espaços da fé e da caridade, diz Papa às POM

Igreja 28/05/2018/ 14:24:59
A missão amplia os espaços da fé e da caridade, diz Papa às POM

O Papa Francisco enviou uma videomensagem para a abertura dos trabalhos da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM), que é realizada em Roma de hoje até 2 de junho. 

“Desde os primeiros tempos, o apoio recíproco entre as Igrejas locais, empenhadas a anunciar e testemunhar o Evangelho, foi um sinal da Igreja universal. De fato, a missão, animada pelo Espírito do Senhor Ressuscitado, amplia os espaços da fé e da caridade até os confins da terra”, considera o Papa logo no início da mensagem. 

O Santo Padre também recorda a fundação das Obras Missionárias, no século XIX, como um novo impulso para o anúncio de Cristo. Elas foram reconhecidas como Pontifícias pelo Papa Pio XI, como forma de destacar que a missão da Igreja em relação a todos os povos está no coração do Sucessor de Pedro. E hoje, as Pontifícias Obras Missionárias se fazem presentes em 120 países, com diretores nacionais coordenados por secretariados internacionais junto à Santa Sé. 

Em sua mensagem, Francisco também destaca a importância das POM. Primeiramente, a importância de se rezar pelos missionários, uma vez que a oração é a primeira obra missionária. Nesse ponto, o Papa ressaltou que o principal agente da evangelização é o Espírito Santo, e as pessoas são chamadas a colaborar com Ele. 

Além disso, essas Obras garantem, em nome do Papa, uma distribuição equitativa da ajuda, de forma que todas as Igrejas do mundo tenham o mínimo de assistência para a evangelização, os sacramentos, para o trabalho pastoral. 

“Encorajo todos a colaborar na nossa comum tarefa de anunciar o Evangelho e de apoiar as jovens Igrejas através do trabalho destas Obras Missionárias. Assim fazendo, em cada povo, a Igreja continua a se abrir a todos e a proclamar com alegria a Boa Notícia de Jesus Cristo, Salvador do mundo”. 

Outras Notícias