Ocorrências

Atlético cria pouco, perde nos pênaltis para a Chapecoense e é eliminado da Copa do Brasil

Ocorrências 17/05/2018/ 11:08:42
Atlético cria pouco, perde nos pênaltis para a Chapecoense e é eliminado da Copa do Brasil

Assim como ocorreu noIndependência no primeiro jogo, o Atlético teve dificuldades para superar adefesa da Chapecoense na noite desta quarta-feira. A Arena Condá foi palco demais um empate sem gols entre as equipes. No fim das contas, vaga nas quartasde final da Copa do Brasil decidida nos pênaltis. Pelo lado alvinegro, RicardoOlivera e Róger Guedes desperdiçaram as cobranças. Victor, por sua vez,defendeu o chute de Bruno Pacheco. Mas não foi suficiente. Vitória dos donos dacasa por 4 a 3, e eliminação sofrida para os visitantes.

A etapa inicial foi de poucacriatividade. O Atlético teve a bola por mais tempo e até ensaiou uma pressãonos primeiros minutos, mas não foi produtivo. Os donos da casa, por sua vez,apostavam em bolas aéreas. Numa delas, Wellington Paulista exigiu uma grandedefesa do goleiro Victor.

O início do segundo tempotambém foi de maior volume ofensivo do Atlético. Ricardo Oliveira, de cabeça, eRóger Guedes, em finalização colocada, exigiram boas intervenções de Jandrei.As melhores chances, entretanto, foram da Chape. Os donos da casa tentaram,tentaram, mas não conseguiram tirar o zero do marcador.

Nos pênaltis, deuChapecoense. Ricardo Oliveira teve a cobrança defendida por Jandrei, enquantoRóger Guedes finalizou para fora. Victor pegou a quarta finalização dos donosda casa e quase forçou as batidas alternadas, mas não evitou o gol de RafaelThyere.

Próximos passos

Os confrontos das quartas definal da Copa do Brasil só serão conhecidos após a Copa do Mundo, por meio desorteio na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.As semanas previstas para a disputa de jogos desta fase da competição são asdos dias 1º, 8, 15 e 29 de julho.

O Atlético volta a camponeste sábado, a partir das 16h. O time alvinegro recebe o Cruzeiro noIndependência. Na segunda-feira, às 20h, a Chapecoense visita o Internacional,no Beira-Rio. Os dois jogos valem pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Bola no chão, mas poucacriatividade

Apesar de jogar fora decasa, o Atlético se propôs a ter a bola por mais tempo e ficar com o domínioofensivo da partida. O principal desafogo do time nos primeiros minutos foi RógerGuedes, deslocado para o lado esquerdo do ataque. No meio, Gustavo Blanco eCazares - que entrou no lugar de Luan - alternavam posições e tinham liberdadepara buscar espaços em diferentes partes do campo. O time alvinegro,entretanto, não conseguia criar boas oportunidades.

A Chapecoense tentou - semmuito sucesso - começar a equilibrar a posse de bola a partir da segunda metadeda etapa inicial. Os donos da casa tinham dificuldade para superar a defesa doAtlético, que tinha uma nova dupla de zaga, formada por Leonardo Silva eBremer. A arma encontrada foi a bola aérea. Cobranças de faltas e escanteiocruzaram a área alvinegra com perigo, mas nem foram na direção do gol. Faltavacriatividade às duas equipes.

A partir dos 30, avelocidade do jogo caiu, especialmente por conta do bom posicionamentodefensivo dos times. O Atlético terminou o primeiro tempo com 63% de posse debola, mas só conseguiu finalizar no alvo em chutes de longe de Otero e RicardoOliveira. Já no finalzinho, Wellington Paulista concluiu de cabeça um novocruzamento exigiu grande defesa de Victor. No fim das contas, igualdade mantidano placar.

Em apenas cinco minutos desegundo tempo, o Atlético criou mais chances claras para abrir o placar do quedurante toda a etapa inicial. Róger Guedes, em uma finalização colocada, eRicardo Oliveira, que completou de cabeça uma cobrança de escanteio, pararam emdefesas do goleiro Jandrei. Daí em diante, pouca criatividade do ladoalvinegro.

Do outro lado, amovimentação do ataque da Chapecoense começou a dar trabalho à defesaalvinegra. Aos 15’, Wellington Paulista se deslocou para a direita e cruzou namedida. Arthur Caike se antecipou a dois marcadores e saiu cara a cara comVictor. De primeira, finalizou para fora e desperdiçou grande oportunidade.

A intensidade ofensiva dosdonos da casa aumentou. Bruno Pacheco, de falta, Wellington Paulista da entradada área, e Canteros, numa cobrança de escanteio, assustaram. O bom momentoacendeu a torcida alviverde.

O Atlético vivia o piormomento no jogo. Thiago Larghi colocou Erik e Elias nos lugares de Otero eGustavo Blanco, respectivamente. A tentativa de recuperar o domínio do jogo,entretanto, não foi bem sucedida.

A parte final do segundotempo foi parecida com os últimos minutos da primeira etapa: poucas chances degol e erros de passe. O Atlético até tentou, com finalizações de Elias (parafora) e Cazares (defendida por Jandrei), mas não conseguiu tirar o zero domarcador. A definição foi para os pênaltis. Para as penalidades máximas, o timealvinegro perdeu o principal batedor. Por falta em Apodi, Fábio Santos recebeuo segundo cartão amarelo aos 47' e foi expulso.

 

Os pênaltis

1º do Atlético: RicardoOliveira chutou no canto esquerdo. Jandrei desviou a bola, que ainda tocou natrave antes de sair.

1º da Chapecoense:Wellington Paulista deslocou Victor e chutou do lado direito do goleiro parafazer o gol.

2º do Atlético: Luan bateudo lado direito de Jandrei, que pulou para o lado certo, mas não evitou o gol.

2º da Chapecoense: LuizAntônio chutou no alto, do lado esquerdo, e deslocou Victor para fazer o gol.

3º do Atlético: LeonardoSilva chutoiu no alto, do lado esquerdo, e deslocou Jandrei para fazer o gol.

3º da Chapecoense: Nadsonbate rasteira, do lado direito, e desloca Victor para fazer o gol.

4º do Atlético: Róger Guedespegou embaixo da bola e finaliza para fora.

4º da Chapecoense: BrunoPacheco chutou no meio e parou em defesa de Victor.

5º do Atlético: Cazareschuta do lado direito e desloca Jandrei para fazer o gol.

5º da Chapecoense: RafaelThyere chuta, a bola bate na trave e entra. Chapecoense classificada.

 

CHAPECOENSE 0 (4) X (3) 0 ATLÉTICO

Chapecoense

Jandrei; Apodi, RafaelThyere, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo e Canteros (Nadson, aos41’ do 2ºT); Guilherme (Luiz Antônio, aos 38’ do 2ºT), Arthur Caike (BrunoSilva, aos 31’ do 2ºT) e Wellington Paulista

Técnico: Gilson Kleina

Atlético

Victor; Patric, LeonardoSilva, Bremer e Fábio Santos; Adilson (Luan, aos 47' do 2ºT); Otero (Erik, aos17’ do 2ºT), Gustavo Blanco (Elias, aos 25’ do 2ºT), Cazares e Róger Guedes;Ricardo Oliveira

Técnico: Thiago Larghi

 

Cartões amarelos: WellingtonPaulista, aos 41’ do 1ºT (CHA); Patric, aos 10’, e Fábio Santos, aos 30’, e aos47' do 2ºT (ATL)

Cartão vermelho: FábioSantos, aos 47' do 2ºT (ATL)

 

Motivo: jogo de volta dasoitavas de final da Copa do Brasil

Local: Arena Condá, emChapecó (SC)

Data e hora: quarta-feira,16 de maio, às 19h30

 

Árbitro: Leandro BizzioMarinho - SP (CBF)

Assistentes: Rogério PablosZanardo - SP (CBF) e Daniel Luis Marques - SP (CBF)

Superesportes

Outras Notícias