Igreja

Missionária recorda consagração da Canção Nova a Maria: "grande graça"

Igreja 11/05/2018/ 15:00:52
Missionária recorda consagração da Canção Nova a Maria:

Dentro da festividade dos seus 40 anos, a Canção Nova celebra nesta sexta-feira, 11 de maio, 14 anos de consagração ao Imaculado Coração de Maria. “É uma grande graça, nós temos essa proteção, esse cuidado da Virgem Maria. Fomos entregues a ela”, conta a missionária Nilza Maia, que acompanhou, em 2004, a cerimônia em que o fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib, consagrou no altar de Fátima — considerado o altar do mundo —, em Portugal, todo o sistema de comunicação, membros da comunidade, colaboradores e sócios. 

Segundo Nilza, era de sua responsabilidade entregar ao Monsenhor Jonas a oração que pauta a consagração revelada em Fátima com a aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco. De acordo com o Padre Luiz Kondor, na época vice postulador da causa da canonização dos pastorinhos, foram duas as orações escritas por Irmã Lúcia (uma das pastorinhas) e que foram trazidas e reveladas por Nossa Senhora.

Diante da duplicidade das orações, a missionária conta que preferiu entregar ambas ao fundador da Canção Nova. “Ele uniu as duas orações em uma só e assim foi feito o ato de consagração”, recorda Nilza. “No meu coração está a gratidão e o reconhecimento de que Deus me escolheu para estar ali, testemunhando este ato tão importante e relevante para a Canção Nova (…). Meu coração é grato e ao mesmo tempo tenho tamanha responsabilidade de colaborar, ser fiel e propagar esta mensagem de Fátima que também faz parte do carisma Canção Nova”, afirmou.

A consagração foi realizada diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, fato que a missionária recorda com carinho e devoção. “Meu coração é grato e ao mesmo tempo tenho tamanha responsabilidade de colaborar, ser fiel e propagar esta mensagem de Fátima que também faz parte do carisma Canção Nova”, reforçou. De acordo com Nilza, a consagração auxilia a comunidade a realizar os desígnios de Deus não somente em Portugal, onde tem uma casa de missão, mas em todo o mundo.

Missão em Fátima

Há 20 anos presente em Portugal, a casa de missão da Canção Nova em Fátima é considerada a maior do carisma fora do Brasil. Com mais de 50 membros, incluindo núcleo e segundo elo, a Canção Nova contribui, segundo a missionária Luciane Marins, para a divulgação da mensagem de Fátima. “Crescemos pessoalmente e em devoção à Fátima”, comenta a missionária ao se recordar da consagração.

“Aqui em Fátima, Nossa Senhora prometeu a Lúcia e promete a todos nós: ‘O meu coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’. Penso que esta consagração significa estarmos sob esta proteção, sob a proteção de Maria, significa estarmos neste caminho seguro que nos leva a Deus”, acrescentou Luciane.

A missionária reforçou ainda a identidade da Canção Nova como uma comunidade mariana, e se recordou dos ensinamentos do fundador. “Monsenhor Jonas nos ensina que a Canção Nova é a casa de Maria e a devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito forte”, concluiu Luciane.

A consagração e a festividade dos 40 anos da Canção Nova

Celebrar a festa da consagração da Canção Nova no ano em que a mesma celebra 40 anos de fundação é, para Nilza, uma oportunidade de retomada interior do significado da devoção mariana para o carisma da comunidade. “Que esse ato não fique somente no exterior, mas também no interior”, ressaltou a missionária.

“A mensagem de Fátima tem essa riqueza e capacidade de preencher a nossa obra com alma, porque em Fátima Deus manifestou a sua vontade e convidou toda a Igreja para isso. Com a Nossa Consagração nós acreditamos no amor de Maria para conosco, para abençoar e frutificar a nossa missão, porque ela prometeu: ‘A quem abraçar essa devoção será como uma flor privilegiada e posta por mim no trono de Deus’”, finalizou Nilza.

Outras Notícias