Igreja

Nomeado novo bispo para diocese de Vacaria (RS)

Igreja 09/05/2018/ 13:43:22
Nomeado novo bispo para diocese de Vacaria (RS)

A Santa Sé anunciou na manhã desta quarta-feira, 9, a nomeação de padre Sílvio Guterres Dutra como novo bispo de Vacaria, no estado do Rio Grande do Sul. A decisão do Papa se deu após aceitação da renúncia apresentada por Dom Irineu Gassen, até então bispo da diocese, por motivo de idade.

Até então, o novo bispo era reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão, da arquidiocese de Porto Alegre (RS). Nascido em junho de 1966, na cidade de Encruzilhada do Sul ( RS), padre Sílvio cursou Filosofia na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney. Fez Mestrado em Teologia Pastoral junto à Universidade Lateranense, em Roma.

Foi ordenado padre em 1993, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Charqueadas, por Dom Altamiro Rossato. Exerceu seu ministério como professor de Teologia Pastoral, junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); coordenador de pastoral do Vicariato Episcopal de Guaíba; membro do Conselho de Presbíteros; membro do Colégio de Consultores; membro da coordenação da Pastoral presbiteral; coordenador da Comissão arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma saudação ao novo bispo, destacando que sua formação voltada para o campo da Pastoral e da Formação do Clero expressa as ferramentas que a Providência colocou em suas mãos em vista da missão que a Igreja lhe confia neste momento.

“Que Deus o fortaleça nesse tempo de emeritude concedendo-lhe saúde, serenidade e muita luz”, são os votos da CNBB na saudação assinada pelo secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner. 

Outras Notícias