Assembleia discutirá, prioritariamente, o caminho de formação dos padres brasileiros

Bispos do Brasil se preparam para 56ª Assembleia Geral da CNBB

Começa na próxima quarta-feira, 11, a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como tema “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”. O evento será realizado no Centro de Eventos do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), até o dia 20 de abril. O objetivo da assembleia, que reunirá 477 bispos do Brasil, é atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010, por ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB.

“Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, afirmou o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, que será substituído nos trabalhos da Assembleia Geral deste ano por um secretário ad hoc.

Os trabalhos dos presbíteros da assembleia serão iniciados com missa diária no Santuário Nacional — com laudes —, sessões pela manhã e à tarde e, no final de semana, acontecerá o retiro dos bispos.


O processo antes da assembleia

O texto sobre a formação presbiteral, que irá à plenária para votação do episcopado brasileiro, passou por um processo de construção por bispos e peritos. A Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis, documento que dá pistas para a formação de seminaristas e do clero da Igreja, foi um dos documentos considerados pela equipe responsável pelo texto.

O conteúdo final do texto produzido por bispos e peritos foi enviado para uma equipe de síntese que realizou a sistematização final do texto. As atuais Diretrizes para a Formação Presbiteral foram aprovadas na 48ª Assembleia Geral da CNBB, em 2010, e visam enriquecer a formação espiritual, humana, intelectual e pastoral dos futuros sacerdotes.

Se aprovado pelo episcopado brasileiro na 56ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), o texto seguirá para a Congregação para o Clero, do Vaticano, onde será referendado e se tornará um documento da CNBB para orientação e formação de novos presbíteros no Brasil.


Os novos presbíteros

Segundo informações do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), organismo de pesquisa da Igreja no Brasil, existe, nas 277 dioceses brasileiras, centenas de seminários de formação e cerca de 6 mil seminaristas em processo de formação.

Outras Notícias

12 coisas sobre o escapulário de Nossa Senhora do Carmo que talvez você não saiba

1. Não é um amuletoNão é um amuleto nem nenhuma garantia automática de salvação ou uma dispensa para não viver as exi...

O técnico da Croácia e o terço

Zlatko Dalić fez história. É o técnico do primeiro time croata a chegar a uma final da Copa do Mundo de futebol....

Orgulho e gratidão: 9 destaques entre os heróis do resgate na Tailândia

Não é fácil destacar pessoas sem cometer vários e injustos esquecimentos, mas pelo menos alguns dos muitos heróis env...

Poderosa Oração a São Bento

Glorioso São Bento, que dedicaste toda sua vida a Cristo e aos irmãos, cuidando da vida espiritual e e...

Testemunho de uma cura pela intercessão de Santa Paulina : “Curei minha perna com a intercessão de Santa Paulina”

Precisa de proteção contra os males do corpo e da alma? Veja o testemunho de quem foi agraciado com a intercessão de ...

Por que Jesus nasceu e ressuscitou durante a noite e não de dia?

Uma interessantíssima e inspiradora reflexão de Santo Agostinhonos leva a pensar sobre o porquê de Jesus&nb...