A efígie foi apresentada no dia 20 de março no Palácio Bo, na Universidade de Pádua,

Escultura reproduz em 3D a imagem do Santo Sudário

Cientistas da Universidade de Pádua (Itália) e do hospital local fizeram uma escultura tridimensional da figura humana impressa no Santo Sudário que, segundo a tradição, seria Jesus de Nazaré.

A efígie foi apresentada no dia 20 de março no Palácio Bo, na Universidade de Pádua, e os resultados do estudo foram divulgados na revista Peertechz de Ciências Forenses e Tecnologia.

Segundo informou a Universidade de Pádua, os especialistas trabalharam durante dois anos junto com o escultor Sergio Rodella sob a direção de Giulio Fanti, professor de Medições Mecânicas e Térmicas do Departamento de Engenharia Industrial da mesma casa de estudos.

Em declarações ao semanário italiano ‘Chi’, Fanti disse que, “para a tradição cristã, a imagem que se vê no Santo Sudário é a de Cristo morto crucificado. E agora a ciência também tem esta opinião. Nós estudamos há alguns anos a imagem deixada pelo corpo na tela usando a tecnologia mais sofisticada em 3D. A escultura é o resultado final”.

O professor Gianmaria Concheri, que participou da pesquisa, explicou à Universidade de Pádua que, “para construir o modelo em 3D, utilizou-se um método iterativo para chegar a uma aproximação, envolvendo um tecido semelhante ao do Santo Sudário ao redor de um modelo tridimensional de um corpo humano ideal”.

Esse processo tecnológico para “decalcar” a imagem do Santo Sudário se realizou até que as medidas do modelo tridimensional coincidissem com a parte frontal e dorsal do tecido.

Em seguida, foi construído um esqueleto metálico que representava a posição do corpo e foi moldado progressivamente até conseguir chagar ao resultado final.

A Universidade de Pádua afirmou que este trabalho revela que a figura humana refletida no Santo Sudário “tem uma notável rigidez cadavérica, tem uma postura igual a de um homem crucificado cujos braços foram acomodados para a sepultura”.

“O alongamento da extremidade superior direita e a redução do ombro direito confirmam a hipótese de que o homem do Sudário sofreu um trauma grave no pescoço, no tórax e no ombro, provavelmente caindo sob o peso da cruz com a consequente luxação do ombro e paralisia do membro direito”, continuaram.

Por sua parte, Matteo Bevilacqua, cientista que também participou do trabalho, manifestou que “o mais surpreendente é que o corpo de Jesus se tornou quase imediatamente rígido e permaneceu incorrupto até o momento da Ressurreição. A explicação poderia estar nas cem libras de mirra e aloés trazidas por Nicodemos, substâncias conhecidas desde a antiguidade pelo seu poder conservador e antidecomposição”.

Nesse sentido, Giulio Fanti disse a ‘Chi’ que, “segundo o nosso estudo, Jesus era um homem de extraordinária beleza. Esbelto, mas muito robusto, media um metro e 80 centímetros, enquanto a altura média da época era de um metro e 65 centímetros. Além disso, tinha uma expressão soberana e majestosa”.

Em relação à escultura tridimensional, Fanti assinalou aos meios locais que no Santo Sudário “contei 370 feridas de flagelo, sem levar em consideração as laterais, pois a tela somente mostra a parte da frente e de trás do corpo”.

“Portanto, podemos supor que houve um total de pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional nos permitiu reconstruir que, no momento da morte, o homem do Santo Sudário caiu para o lado direito, porque o ombro direito sofreu uma luxação tão grave que lesionaram os nervos”, completou.


Fotos

Outras Notícias

O milagre que levou a casa da Virgem Maria de Nazaré para Loreto

Nossa Senhora de Loreto é uma devoção mariana que surgiu a partir do relato do milagroso traslado da casa&n...

Este é o maior presépio da América Latina

Nestes dias que antecedem o Natal, é comum a gente topar com uma infinidade de presépios nas igrejas, casas e nas pra...

Pronto para vir ao Brasil, o maior sino do mundo, será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno

Batizado de “Vox Patris”, o sino será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, que está em construção em Goi...

Pe. Reginaldo Manzotti: como ter sucesso em sua vida espiritual

Se quisermos ser bem-sucedidos em nossos objetivos precisamos de disciplina. É necessário organizar nossa vida, ...

A basílica que tem o maior número de relíquias (depois do Vaticano)

As origens da Basílica de São Saturnino (ou São Sernin) remontam ao século III, época do martírio de São Saturnino, o...

“Senhor carteiro, pode levar esta carta para o meu papai no céu?”

O Royal Mail, serviço de correios do Reino Unido, recebeu de um menino da Escócia o seguinte pedido:“Sr. Ca...