08/05 - Abertura da Colheita na Região do Cerrado Mineiro acontece na sexta, 12

Pelo segundo ano consecutivo, a Acarpa e Expocaccer promovem um momento para marcar a Abertura da Colheita do Café na Região do Cerrado Mineiro. O evento acontece dia 12 de maio, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, em Patrocínio/MG. Será um dia repleto de atividades direcionadas a cafeicultores, colaboradores de fazendas e consultores técnicos. 

17º Fórum de Mercado e Política de Café 

Na programação no período da manhã acontece o 17º Fórum de Mercado e Políticas de Café com presença confirmada do palestrante Miguel Daoud, economista e comentarista do Canal Rural. O renomado palestrante falará sobre aspectos econômicos, políticos e seus impactos no agronegócio café. 

Ainda pela manhã, representantes das regiões produtoras de Minas Gerais, Mogiana e Cerrado Baiano compartilhar as perspectivas de colheita da safra 2017/2018, traçando um cenário produtivo diante da realidade dos cafezais. Em seguida, o tema da palestra será Reforma Trabalhista no Campo, com advogado e assessor técnico da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Valente Fagundes Lebre. Convites podem ser adquiridos diretamente na Acarpa, informações pelo 3831-8080. 

Programa de Qualidade Contínua

Às 14h terá início as atividades do Programa de Qualidade Contínua promovido pela Expocaccer. O programa tem objetivo de capacitar produtores e trabalhadores rurais na busca constante de aperfeiçoamento e produção de cafés de qualidade superior. Os workshops são gratuitos e irão abranger os temas de produção de cafés especiais; classificação; degustação de cafés, bem como métodos de preparo.

Às 17h a Dulcerrado lançará mais uma Edição do Produtor, tendo como café escolhido a produção da cafeicultora Evanete Peres Domingues, da região de Araguari.

Logo após, às 17h30min acontece a palestra de encerramento do evento com Pedro Malta, gerente agrícola de cafés da Nestlé que abordará “Métodos e proessos que fazem a diferença na qualidade. Case de sucesso: Cerrado Mineiro” .

As inscrições para participar dos workshops deverão ser enviadas ao e-mail, contato@expocaccer.com.br. 

Encontro Técnico de Consultores em Cafeicultura

Com intuito de debater a eficiência do manejo de pragas na Região do Cerrado Mineiro na safra 2017/2018, acontecerá de 14h às 16h, o 2º Encontro Técnico de Consultores em Cafeicultura. O primeiro foi promovido pela Acarpa em abril de 2016, e objetivo será avaliar as dificuldades e avanços relativos ao controle da Broca-do-Café e Bicho Mineiro, pragas que prejudicam significativamente a produção de cafés de qualidade no Cerrado Mineiro e afetam a rentabilidade dos produtores. O público-alvo do encontro são técnicos, agrônomos e consultores em cafeicultura. As vagas são limitadas e as confirmações devem ser direcionadas ao e-mail contato@acarpa.com.br.

(Polliana Dias / Comunicação Expocaccer)