04/05 - Restante das ambulâncias do Samu Triângulo Norte chega à região

As 26 Unidades de Suporte Básico destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Triângulo Mineiro chegaram à região mineira na última semana e a entrega oficial acontece nesta quinta-feira (4), durante solenidade em Ituiutaba, com o governador Fernando Pimentel.

De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES–MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS), a entrega para o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri), responsável pelo gerenciamento do Samu Triângulo Norte, acontece ao longo da nova etapa dos Fóruns Regionais.

As ambulâncias vieram direto da empresa vencedora da licitação para atender aos 27 municípios que compõem o Samu da região. O restante das ambulâncias foi adquirido com os cerca de R$ 3,8 milhões disponibilizados pelo Estado para aquisição de 31 veículos. Destes, cinco de Suporte Avançado (USA) já estavam à disposição do consórcio, em Uberlândia, desde o ano passado.

A reportagem questionou a SRS sobre os avanços na implantação do serviço, cuja previsão para início das atividades é no segundo semestre deste ano. Foi informado que as ações para implantação do Samu Regional estão em andamento.

Cerca de R$ 4,5 milhões já foram repassados por meio de recursos estaduais e o processo seletivo dos profissionais concluído. Ao todo, 664 profissionais da região passaram por capacitação e aguardam ser chamados. A celebração de contrato de prestação de serviço está em fase de discussão.

Patrocínio é um dos municípios consorciados ao Cistri e terá uma das unidades do Samu que funcionará no antigo batalhão de polícia.

(Com G1)