Rádio Rainha da Paz

A rádio da familia

Site que investiga boatos conclui: “grávida” do Pe. Manzotti nem sequer existe

Site que investiga boatos conclui: “grávida” do Pe. Manzotti nem sequer existe
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O que foi descoberto pelo site boatos.org, dedicado a desmentir notícias falsas

Nos últimos dias, mais um boato calunioso revirou a internet por envolver um dos sacerdotes católicos mais conhecidos e estimados do Brasil.

De acordo com as “fake news” que se espalharam como praga e que tanto andam na moda pelo mundo inteiro, o pe. Regionaldo Manzotti teria engravidado uma jovem chamada Adriele Fernandes, de 21 anos, moradora da cidade de Porteirinha, no Estado brasileiro de Minas Gerais.

Segundo a mentira que inundou as redes sociais, Adriele Fernandes teria relatado vários encontros com o padre em eventos dele. De quebra, teria desabafado com a seguinte mensagem, igualmente falsa:

“Tem sido difícil pra mim. Já entrei em contato com ele (Reginaldo), mas diz que não me conhece, que nada aconteceu, mas, eu vou provar. Assim que a criança nascer, vou entrar na justiça e exigir exame de DNA e isso vai esclarecer tudo”.


Diferentes versões da mesma mentira
Inúmeras versões diferentes do boato foram divulgadas por vasta quantidade de blogs, sites e páginas em redes sociais – incluindo as de alguns autoproclamados “colunistas de renome nacional“.

Os textos, no geral, diziam que a jovem se chamava Adriele Fernandes, tinha 21 anos e era de Porteirinha (MG). Uma das últimas versões relatava que Adriele teria denunciado o padre a “um jornal do norte de Minas Gerais” – mas não dizia o nome do suposto jornal.

Jornal não existe
O site boatos.org, dedicado exclusivamente a investigar e desmentir histórias falsas que circulam pela internet, foi atrás dos jornais do norte de Minas e só encontrou um veículo de comunicação que tinha publicado um suposto “depoimento direto” de Adriele Fernandes: um site chamado “Mais Vistas”.

No entanto, não se trata de nenhum jornal. O boatos.org observa a respeito desse site:

“O site não tem nada de confiável (normalmente, publica histórias falsas ou mal contadas). Vale dizer que a tal Adriele poderia ter se pronunciado em redes sociais e não falado a um jornal do interior”.


Grávida não existe
A equipe do boatos.org tentou localizar também a suposta jovem grávida, Adriele Fernandes. Sem sucesso. Não foi encontrado nenhum perfil de rede social que correspondesse ao nome e à foto que havia sido divulgada. Também não foi achado nenhum registro em nome da jovem de Porteirinha.

Considerando que todas as versões da falsa notícia usaram uma mesma e única fonte não verificada, que foi a suposta postagem da própria Adriele Fernandes, seria de esperar que Adriele tivesse algo mais a dizer sobre o caso que atingiu repercussão internacional. No entanto, transcorridos dias depois da viralização das “fake news“, Adriele nunca apareceu. Nenhum jornal a localizou. Ninguém a localizou.

Mesmo que existisse uma ainda não localizada Adriele Fernandes de 21 anos em Porteirinha, seria preciso comprovar a suposta gravidez, o que passa longe de ser o caso.

O que disse o padre que foi acusado falsamente
O pe. Reginaldo Manzotti publicou a seguinte nota:

“A assessoria de imprensa do Padre Reginaldo Manzotti esclarece à imprensa que a notícia recebida na segunda-feira, dia 08 de janeiro de 2018, sobre a jovem, de 21 anos, supostamente grávida do padre, do norte de Minas Gerais, é falsa.

O sacerdote desconhece a jovem mencionada. Frisamos que o mesmo é um Padre e segue o seu sacerdócio de forma primorosa e fiel”.


Conclusão do boatos.org
O site que descarta histórias sem fundamento espalhadas pela internet declara:

“Podemos ver que a história surgiu em um site de fake news. A jovem, por enquanto, não apareceu e o padre desmentiu tudo. O único ponto diferente na história toda é que um “colunista” de fofoca comprou a tese e potencializou o texto. Sendo assim, boato. Até a próxima”.
No tocante a este caso, esperamos que não haja uma próxima.

________

Com informações do site boatos.org

 

Fonte: Aleteia

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Site que investiga boatos conclui: “grávida” do Pe. Manzotti nem sequer existe

Enviando Comentário Fechar :/